Os Vinhos Brancos são reconhecidos mundialmente por serem bebidas leves e refrescantes. Produzidos em vinícolas do mundo inteiro, suas uvas originárias mais comuns são Sauvignon Blanc, Moscato e Riesling.
Os vinhos brancos são feitos, principalmente, com uvas brancas, porém em alguns casos também podem utilizar de uvas tintas. Após a colheita das frutas, são realizadas a separação e o desengace, quando são separadas as uvas de seus cachos. Em seguida, é feito o esmagamento, que consiste na etapa para extrair o suco da uva, para que então seja iniciado os processos de fermentação alcoólica. Com tudo isso feito, o vinho branco passa pela clarificação (retirada de sedimentos), para seguir para os períodos de estabilização e amadurecimento. Após tudo isso, o vinho ainda é filtrado, engarrafado e, finalmente, comercializado.
Como os vinhos brancos costumam ser servidos em temperaturas mais baixas, o corpo da taça deve ser menor e a haste um pouco mais longa, isso para ocorrer menos troca de calor com o ambiente.