Os Vinhos Tintos são os mais conhecidos no mundo inteiro. São produzidos em vinícolas de diversos países, com diferentes uvas tintas, sendo as mais conhecidas: Merlot, Tannat, Cabernet e Pinot Noir.
Os vinhos tintos são os fermentados com a casca das uvas, a fim de adquir uma tonalidade que varia entre o vermelho e o violeta. O uso da casca faz com que eles também possuam taninos, compostos químicos que geram a perda momentânea da salivação na boca. Eles podem ser leves ou encorpados, variando em muito com a região de sua produção, tendo opções de secos, meio secos ou suaves.
A principal diferença entre os vinhos secos e suaves está ligada ao sabor. Enquanto nos vinhos suaves o sabor é nitidamente adocicado e intenso, os vinhos secos não possuem uma doçura perceptível. Para ser classificado como vinho seco, a legislação admite uma concentração de até 4 gramas de açúcar por litro da bebida.
A temperatura mais recomendada para armazenar e consumir vinhos tintos é a de 15 °C, entretanto cada tipo de vinho tinto possui uma especificação especial, sendo elas: