Ropiteau Frères A.O.C. Gevrey-Chambertin Rouge 2020

  • França França
  • Tinto
  • Seco
  • 750 ml
Ropiteau Frères A.O.C. Gevrey-Chambertin Rouge 2020
131124-cupom-mais20 181124-black-november-v3

Comentário do Sommelier

Fundada em 1848, Ropiteau Frères nasceu do desejo de promover os vinhos da Borgonha em excelência. Para a Maison Ropiteau, o know-how do enólogo combina maravilhosamente com o rico terroir e a alquimia do tempo para desenvolver vinhos excepcionais que unem tradição, elegância e requinte. As uvas da A.O.C. Gevrey-Chambertin Rouge são provenientes de vinhedos localizados na Côte de Nuits, colhidas nas partes delimitadas das aldeias de Gevrey-Chambertin e Brochon. O solo desta região é derivado principalmente da subsidência da planície de inundação do rio Saône, criando uma longa encosta com declives muito regulares e exposição leste e sudeste. Esta falha também liberou minerais que estavam presos no solo por milhares de anos. Os vinhedos se estendem por encostas suaves, permitindo que as videiras aproveitem ao máximo a exposição ao sol. Ropiteau Frères A.O.C. Gevrey-Chambertin Rouge 2020 nasce em Gevrey-Chambertin, um dos melhores terroirs da região de Côte de Nuits, na Borgonha, que dá origem a desejados tintos de renome internacional. Um vinho equilibrado, elegante, com uma bela estrutura, taninos suaves e acidez alta que traz frescor e persistência no paladar.

Ficha Técnica

Uva
Pinot Noir
País - Região
França - Gevrey Chambertin
Classificação
Seco
Vinícola
Ropiteau Frères
Safra
2020
Amadurecimento
valho, e amadurecido por 14 a 16 meses em barricas, 20% novas
Teor Alcoólico
13.00% ABV
Temperatura de serviço
15 °C
Potencial de guarda
10 anos
Decantação
30 minutos
Olfativo
Frutas vermelhas e pretas, especiarias, terroso, toque da madeira, ervas frescas
Visual
Rubi médio e intenso
Gustativo
Corpo leve a médio, elegante, equilibrado, frutado com toques de especiarias, taninos macios, elegante, boa acidez, final longo
Harmonização
Opte por pratos mais leves, carnes vermelhas magras assadas ou cozidas, carnes brancas intensas, molhos à base de tomate, ervas frescas, queijos cremosos. Dicas: arroz de pato, atum na crosta de gergelim, mignon em redução balsâmica com purê, risoto de cogumelos.