Ropiteau Frères A.O.C. Nuits-St-Georges Rouge 2019

  • França França
  • Tinto
  • Seco
  • 750 ml
Ropiteau Frères A.O.C. Nuits-St-Georges Rouge 2019

Comentário do Sommelier

Fundada em 1848, Ropiteau Frères nasceu do desejo de promover os vinhos da Borgonha em excelência. Para a Maison Ropiteau, o know-how do enólogo combina maravilhosamente com o rico terroir e a alquimia do tempo para desenvolver vinhos excepcionais que unem tradição, elegância e requinte. As uvas da A.O.C. Nuits-St-Georges são provenientes da Côte de Nuits colhidas dentro das áreas delimitadas da aldeia de Nuits-Saint-Georges. O solo da “Côte” é derivado principalmente da subsidência da planície de inundação do rio Saône, que resultou em uma queda de 200 metros em relação ao planalto de Morvan, criando uma longa encosta com declives muito regulares e exposição leste e sudeste. Esta falha também liberou minerais que estavam presos no solo por milhares de anos. Os vinhedos se estendem por encostas suaves, permitindo que as videiras aproveitem ao máximo a exposição ao sol. A Pinot Noir, grande estrela da Denominação de Origem Controlada Nuits-Saint-Georges, mostra, neste exemplar, a qualidade das uvas colhidas por lá. Um vinho com adorável estrutura, redondo e generoso, com taninos mais destacados, uma boa acidez, equilibrado e com final longo, complexo e muito elegante.

Ficha Técnica

Uva
Pinot Noir
País - Região
França - Nuits-Saint-Georges
Classificação
Seco
Vinícola
Ropiteau Frères
Safra
2019
Amadurecimento
Vinificado em tonéis de carvalho, e amadurecido por 14 a 16 meses em barricas, sendo 20% novas.
Teor Alcoólico
14.50% ABV
Temperatura de serviço
16 °C
Potencial de guarda
10 anos
Decantação
35 minutos
Olfativo
Frutas vermelhas como cereja, especiarias como canela, cravo e pimenta, tabaco, alcaçuz e terroso
Visual
Vermelho cereja profundo
Gustativo
Corpo médio, bem estruturado e equilibrado, frutado com notas especiadas, taninos presentes e macios, boa acidez, final longo e complexo
Harmonização
Opte por pratos de média estrutura, carnes vermelhas assadas, cozidas ou grelhadas, carnes brancas intensas, molhos à base de tomate, queijos ou especiarias. Dicas: coq au vin, risoto de linguiça fresca, filé mignon de cordeiro grelhado, espaguete com polpetone de berinjela.