Fontanafredda D.O.C. Dolcetto Dalba 2023

  • Itália Itália
  • Tinto
  • Seco
  • 750 ml
Fontanafredda D.O.C. Dolcetto Dalba 2023
020425-pascoa

Comentário do Sommelier

Fundada em 1858, em Piemonte, noroeste da Itália, Fontanafredda nasceu da história de amor entre o primeiro rei da Itália, Vittorio Emanuele II, e Rosa Vercellana. São mais de 160 anos atravessando diferentes contextos históricos e se tornando uma grande referência na produção de Barolo e dos grandes vinhos de Langhe. Hoje, a vinícola conta com 120 hectares de vinhedos orgânicos, tem produção sustentável, dedica-se ao compromisso de promover a biodiversidade local e tem certificação de produto vegano, um grande respeito à terra e tendo na produção orgânica, também, um modo de vida. As vinhas de Fontanafredda são velhas, entre 25 e 84 anos, com raízes mais profundas e maior qualidade dos frutos, a colheita é manual, sendo ela uma marca registrada do rigor que a vinícola tem em selecionar as melhores uvas refletindo o cuidado artesão da vinícola que preza pela interação entre a videira, o solo e a mão do homem. A linha Platinum da vinícola incorpora a tradição única de Fontanafredda, mais de 160 anos de história. Um vinho límpido, com agradável e intenso buquê aromático. Na boca, é seco, equilibrado e aveludado, apresenta final de boca levemente amendoado. Um Dolcetto harmonioso e aveludado, excelente para um consumo elegante no dia a dia.

Ficha Técnica

Uva
Dolcetto
País - Região
Itália - Piemonte
Classificação
Seco
Vinícola
Fontanafredda
Safra
2023
Amadurecimento
Em tanques de aço inox
Teor Alcoólico
13.00% ABV
Temperatura de serviço
15 °C
Potencial de guarda
4 anos
Olfativo
Frutas vermelhas, cereja, framboesa, floral
Visual
Vermelho rubi com reflexos violáceos
Gustativo
Jovem, corpo médio, frutado, tanino médio-baixo, acidez média, bem equilibrado, textura aveludada, apresenta final de boca levemente amendoado
Harmonização
Opte por pratos de estrutura leve à média, carnes vermelhas assadas ou cozidas, carnes brancas intensas, molhos à base de tomate, queijos ou ervas frescas. Dicas: estrogonofe de carne, lasanha à bolonhesa, macarrão ao sugo com cogumelos e vagem.