Xinomavro: conheça a uva mais promissora do norte grego
- 17 curtidas
- 1649 visualizações
- 0 comentários
Cultivada na terra de Alexandre, o Grande, origina desde vinhos tintos secos, rosés, espumantes, semi-secos, doces e até destilados.
Conhecida por suas praias paradisíacas e roteiros turísticos de tirar o fôlego, não é só de beleza que a Grécia é formada. Além de ser considerado o berço da civilização ocidental, o país que respira história também conta com uma vasta pluralidade de uvas originadas na região.
Uma dessas variedades é a emblemática Xinomavro, celebrada no mundo todo no dia 1º de novembro. Promissora, costuma ser cultivada no norte grego, sobretudo na Macedônia, originando vinhos versáteis, desde tintos secos, rosés, espumantes, semi-secos, doces e até destilados.
Continue no assunto: Grécia – Roteiros do vinho
Bem estruturados e com forte intensidade aromática, os xinomavros são complexos, possuem alta acidez, taninos presentes e corpo médio. Destaque para os vinhos tintos secos, geralmente marcados por aromas de frutas vermelhas e negras, além de notas florais.
Reconhecida como a mais promissora uva tinta da terra de Alexandre, o Grande, é uma variedade caracterizada pela colheita tardia, que demanda temperaturas mais altas e cuidados com seu transporte para assegurar uma boa maturidade da fruta.
Dica de leitura: Vinhos tintos para o verão
Por ser versátil, a uva xinomavro possui rótulos variados, que agradam todos os gostos dos enófilos. Quer saber mais sobre essa e outras uvas? Continue de olho na Winepedia!