Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

Vinhos para o outono

19 março 2019
  • 15020 visualizações
  • 0 comentários

Veja nossas indicações para degustar os rótulos que mais combinam com o outono.

No dia 20 de março, começa o outono, a estação que faz a transição entre o calorão do verão e o frio do inverno. Em muitos estados do Brasil, a temporada já traz temperaturas mais amenas, embora nos países perto da linha do equador seja mais difícil perceber as diferenças entre as quatro estações.

A característica principal do outono é a redução gradativa da luz solar ao longo do dia. Isso ocorre devido ao ápice equinócio, em que nosso planeta fica igualmente iluminado tanto no Hemisfério Norte quanto no Sul. Sendo assim, os dias e as noites têm a mesma duração.

Nos países não equatoriais, o outono se faz presente em cores lindas nos tons de amarelo, dourado, alaranjado e vermelho que predominam nas folhas das árvores que, para se adaptarem ao clima, sofrem quedas. As cidades ficam deslumbrantes!

Quais os melhores vinhos para o outono?

E os vinhos para esta temporada? Com menos calor, os pratos começam a ganhar mais estrutura e, por isso, podemos investir em exemplares com mais corpo. Tintos com boa presença em boca, frutados, com taninos macios e certo frescor, rosés de países do Velho e do Novo Mundo, como Portugal e Estados Unidos, se prefere os brancos, aposte em exemplares de corpo leve a médio, com breve passagem por barricas de carvalho.

Dica de leitura:  4 espumantes para fugir do comum

Vamos brindar ao outono! Confira nossas indicações e aproveite esta estação com os melhores rótulos!

Château de Pierreux La Réserve A.O.C. Brouilly 2014 – A excelente qualidade do terroir faz com que sejam produzidos vinhos para serem consumidos jovens ou que ficam ainda melhores quando envelhecem.

Finca Constancia Parcela 52 Single Vineyard Verdejo 2017 – Os tanques de aço inox preservam o frescor natural da uva, já os tonéis de madeira e as barricas de carvalho garantem complexidade de aromas e sabores.

Protos Rosé 2017 – A colheita dessas uvas é realizada durante a noite, trazendo diversos benefícios para o vinho como maior preservação dos aromas, sabores e acidez.

Root: 1 Reserva Heritage Red 2017 – Esse rótulo pontuado pelo Guia Descorchados traz um assemblage interessante ao mesclar as variedades Cabernet Sauvignon, Carménère, Syrah e Petit Verdot.

Espumante Gran Legado Champenoise Vale dos Vinhedos Brut – Frutas brancas, floral, notas de pão e de tosta são os aromas desse espumante com boa acidez, corpo de leve para médio e final agradável.

Dica de leitura:  Vinhos elaborados com uvas botritizadas

Pueblo Del Sol Reserva Viognier 2017 – Com aroma de frutas brancas e amarelas, com notas florais, esse branco é frutado, possui corpo de leve para médio e acidez agradável.

Monte Velho Escolha dos Enólogos Tinto 2016 – Assinado pelos enólogos da renomada Esporão, justificando o nome “Edição dos Enólogos”, esse tinto integra a famosa linha Monte Velho, desenvolvida em 1992.

William Hill Central Coast Cabernet Sauvignon 2016 – Tinto com aromas de ameixa, cereja, baunilha, tosta e chocolate, médio corpo, boa acidez, taninos macios e bom final.

Espumante Don Giovanni Rosé Brut – Esse exemplar é elaborado pela Don Giovanni, em uma altitude de 720m, no terroir de Pinto Bandeira, cuja amplitude térmica garante uma lenta maturação das uvas.

Maycas del Limarí Reserva Especial Pinot Noir 2017 – Com um estilo ideal para harmonizar, esse pontuado exemplar expressa em seu rótulo uma homenagem ao calendário do Império Inca.

Colaboração técnica: Ana Cristina Fulgêncio

Escrito por: