Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Dicas

7 vinhos gastronômicos

02 setembro 2016
  • 4338 visualizações
  • 0 comentários

Que vinho e gastronomia têm tudo a ver todos nós sabemos. Mas você entende o conceito de vinhos gastronômicos? Descubra aqui.

Capazes de exaltar tanto o próprio sabor quanto o do prato, os vinhos gastronômicos podem ser definidos como os rótulos que expressam o seu potencial quando harmonizados ou como os rótulos que possuem uma maior amplitude e versatilidade para harmonizações, ou seja, que combinam com muitas receitas diferentes.

Existem exemplares que destacam certas características no paladar que podem não agradar, se o vinho for degustado sozinho. Contudo, se ele for apreciado em uma harmonização, esses mesmos fatores tornam-se encantadores em boca.

Não existe uma regra ou classificação específica para os vinhos gastronômicos e sim algumas características que ajudam a compreender esse conceito. Elevada acidez, taninos marcantes, teor alcoólico moderado e médio corpo tendem a deixar os rótulos mais macios e fáceis de beber quando apreciados junto com comida.

Em contrapartida, há exemplares perfeitos para serem apreciados sozinhos e outros que não têm grande versatilidade para harmonizar, mas isso não significa que não tenham algum prato que possa acompanhá-los de forma especial.

Dica de leitura:  Pinot Noir em Rosé: rosa preciosa

Deu vontade de harmonizar um bom vinho com um prato bem gostoso?  Confira 7 exemplares gastronômicos ao lado, desperte seu lado gourmet e se delicie.

Escrito por: