Vinhos e livros
- 57 curtidas
- 3652 visualizações
- 7 comentários
Hoje, 23 de abril, no Dia Mundial do Livro, os Wineanos indicam obras excelentes que têm o vinho como tema. Confira as dicas!
Para celebrar o Dia Mundial do Livro, vários países do mundo seguem uma tradição, que teve início na Catalunha, na qual uma rosa é oferecida a quem comprar um livro. Interessante, não é?
Além das flores, nós achamos que vinhos e livros também têm tudo a ver. Afinal, ler um bom livro, na companhia de uma boa taça do seu exemplar preferido, é uma ótima – e deliciosa – ideia.
Para aproximar ainda mais esses dois temas, que tal conhecer livros que têm o vinho como protagonista?
Veja algumas indicações, feitas por Wineanos, e harmonize esses dois grandes prazeres.
Vinho & Guerra – Os Franceses, os Nazistas e a Batalha Pelo Maior Tesouro da França, de Don e Petie Kladstrup, Editora Zahar – “Esse livro remonta a Europa durante a Segunda Guerra Mundial, onde tradicionais famílias de vitivinicultores franceses impediram os nazistas de roubar e destruir um dos seus produtos mais importantes: o vinho. Obra envolvente, muito bem narrada, que conta uma bela história de resistência cheia de simbolismo e, claro, vinho.”
O Vinho no Gerúndio, de Júlio Anselmo de Souza Neto, Editora Gutenberg – “Perfeito para quem está conhecendo o mundo do vinho. Além de trazer informações sobre temas gerais do vinho – como história, processos de elaboração, técnica de degustação, características de uvas, harmonização com alimentos, etc -, traz um grande número de crônicas publicadas pelo autor em vários veículos, sempre com a facilidade de linguagem e o bom humor característicos desse grande conhecedor de vinhos.”
Os Segredos do Vinho – Conselhos de Vinicultores, Sommeliers e Especialistas, de Marnie Old, Editora Prumo – “Um guia introdutório para o mundo do vinho muito didático. Sua linguagem simples facilita muito o entendimento e todos os detalhes colaboram para aproveitar, ao máximo, uma degustação. O livro é composto por pequenos artigos, produzidos por especialistas e organizados pela autora, que encerra cada assunto com uma nota pessoal. Dá vontade de sair experimentando todos os tipos de vinho para perceber suas sutilezas. A edição em capa dura da editora Prumo é um brinco!”