O que são vinhos de autor?
- 47 curtidas
- 3677 visualizações
- 0 comentários
Estilo único e produção limitada são algumas das características dos chamados vinhos de autor. Saiba mais sobre essas preciosidades.
Na contramão da produção em escala e para o grande público, os vinhos de autor chegam ao mercado com a proposta de surpreender e sem a obrigação comercial por trás da maioria dos rótulos das vinícolas.
São exemplares realmente únicos, com produção limitada e que expressam a personalidade do enólogo. Da escolha do terroir, ao plantio, colheita e vinificação, esse artista acompanha cada passo da sua obra e toma decisões de acordo com sua visão pessoal. É a oportunidade de mostrar, através da melhor qualidade do seu trabalho, o que é capaz de fazer.
A elaboração desses exemplares exige dedicação extrema, paciência e observação constante por parte do enólogo. Muitos dos profissionais que se propõe a produzir tais vinhos evitam o uso de processos e mecanismos artificiais. Por isso, as etapas se tornam mais demoradas e, consequentemente, o tempo de produção também.
Tamanha dedicação resulta em verdadeiras obras de arte, devidamente assinadas e que podem consagrar a carreira de um enólogo. Para os apreciadores, os vinhos de autor são a oportunidade de degustar exemplares com aroma e paladar que resumem o conceito de Autor.
Vinhos de autor para degustar
Viñedo de Los Vientos Eolo Gran Reserva 2011 – A ação do enólogo Pablo Fallabrino, proprietário da Viñedo de Los Vientos, e a qualidade das uvas de seus vinhedos dão origem a esse tinto com personalidade incomum e que foge aos estilos mais padronizados.
IL Borro Toscana IGT 2007 – Salvatore Ferragamo – O jovem Salvatore Ferragamo, junto com o renomado enólogo Nicolò d`Afflitto, criou esse tinto volumoso, equilibrado e macio. Hoje, a Il Borro é uma vinícola prestigiada e responsável pela produção de grandes vinhos.
Gallo Signature Series Cabernet Sauvignon 2011 – Robusto e elegante, esse cabernet sauvignon é elaborado pela enóloga Gina Gallo, uma das grandes damas do mundo dos vinhos. O resultado é um tinto aromático, com taninos amaciados pelo carvalho, e final de boca persistente.