Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Harmonização de A a W

Comemore o Ano Novo Chinês com vinhos feitos na China

22 janeiro 2020
  • 2140 visualizações
  • 1 comentários

O Ano Novo Chinês 2020 começa no dia 25 de janeiro e selecionamos vinhos chineses para você celebrar

Dia 25 de janeiro é um dia muito especial para a cultura da China: é o Ano Novo Chinês! Nada melhor do que comemorar essa data com vinhos feitos no país asiático, não é mesmo? Então fique ligado nessa seleção mais do que especial.

Harmonização

A culinária chinesa é bastante condimentada e o molho de soja é utilizado em larga escala no cozimento dos alimentos de modo a deixá-los com tom avermelhado. A culinária do país utiliza tanto ingredientes locais, como broto de bambu e algas, como também ingredientes da Europa, como carne suína, macarrão e cogumelos.

Além disso, a cultura chinesa afirma que nós somos regidos por cinco elementos (Fogo, madeira, metal, terra e água) e, falando de culinária, cada um se relaciona a um dos cinco sabores (amargo, azedo, picante, doce e salgado). Esses elementos devem estar em equilíbrio na pessoa para que ela tenha uma boa saúde, e essa regra vale também para os sabores.

Dois pratos da culinária chinesa são bastante conhecidos aqui no Brasil: chop-suey e frango xadrez. O chop-suey consiste em uma mistura de carne, cogumelos, legumes, broto de feijão, manteiga e shoyu e pode ser servido junto com arroz branco. Os vinhos mais indicados são espumantes secos ou demi-sec, brancos leves, rosados e tintos leves.

Dica de leitura:  Receita de Gravlax de Truta Salmonada e Blinis de batata-doce

Já o frango xadrez é composto de frangos em cubo preparados com pimentão, shoyu, gengibre fresco e amendoim. Para acompanhar essa deliciosa receita – que também é bem fácil de preparar – os vinhos brancos em geral, rosados e tintos leves são as melhores opções.

Dito isso, confira abaixo opções para todos os gostos de vinhos fabricados na China. Prove a aprove essas verdadeiras delícias vindas de lá.

Vinhos chineses

Zenithwirl Cabernet Sauvignon 2018
(Yantai, China)
100% Cabernet Sauvignon
Um chinês de qualidade e estilo único, proveniente de vinhas com condições climáticas propícias e solo de cascalho Gobi.

Zenithwirl Cabernet Gernischt 2018
(Yantai, China)
100% Cabernet Gernischt
Campeão do “110 Chinese and foreign 100-yuan Blind Wine Masters Competition”, ou seja, um vinho versátil, custo-benefício que agrada qualquer paladar. Um exemplar que não passa por barrica para preservar toda a fruta e ser bebido agora.

Changyu Reserve Noble Dragon Red 2016
(Yantai, China)
Cabernet Gernischt (40%), Cabernet Sauvignon (40%), Outras uvas (20%)
Em 1892, o Sr. Zhang Bishi, um chinês no exterior patriótico cuja ambição era para vitalizar sua terra natal pela indústria, investiu na primeira fábrica de vinho industrializados em Yantai, na China. Nasceu a Changyu, pioneira em produzir vinhos no país. Seu Cabernet recebeu o nome com o significado “todos os rios correm para o mar”. Uma experiência única!

Dica de leitura:  Vinhos que combinam com a ceia de Natal

Chateau Moser XV Cabernet Sauvignon 2017
(Ningxia, China)
100% Cabernet Sauvignon
Aclamado pela grande Jancis Robinson MW como: ” O vinho mais importante do portfólio da vinícola, aquele com potencial de aguçar a curiosidade dos consumidores no mundo todo para descobrirem os vinhos da China”. Um tinto que promete surpreender e com bom custo-benefício.

Chateau Moser XV Blanc de Noir 2018 (Ningxia, China)
100% Cabernet Sauvignon
O primeiro Cabernet Sauvignon vinificado em branco da China. Um Blanc de Noir, ou seja, um vinho branco de uvas tintas. Sua cor, aromas e sabor são únicos no mundo, com um perfil que fica entre um Chardonnay amadeirado e um Sauvignon Blanc do Velho Mundo.

Gostou? Então aproveite!
Feliz Ano Novo!

Escrito por: Wine