Vinhos californianos
- 58 curtidas
- 7224 visualizações
- 0 comentários
Os vinhos californianos merecem destaque o ano todo, mas você sabia que setembro é o mês oficial dos rótulos da Califórnia? Descubra.
Setembro é o mês do vinho da Califórnia e, em 2018, essa comemoração oficial completa 14 anos. Esse movimento foi criado para homenagear toda a cultura e tradição vitivinícola da maior região produtora de vinho dos Estados Unidos. O mês foi o escolhido por marcar a época da colheita.
Durante esse período, acontecem diversos eventos como festas de colheita, pisa de uvas, feiras, degustações, festivais, jantares especiais, caminhadas pelos vinhedos, passeios diferenciados pelas vinícolas… Tudo para comemorar o início da nova safra.
Um dos destinos de enoturismos mais procurados pelos apaixonados por vinho, a Califórnia concentra mais de 80% da produção de exemplares dos EUA. Com uma incrível diversidade de terroirs ao longo da sua extensão, essa região cultiva mais de 100 uvas diferentes. Entre brancas e tintas se destacam a Chardonnay, a Pinot Gris, a Sauvignon Blanc, a Cabernet Sauvignon, a Zinfandel, a Pinot Noir, a Merlot e a Syrah.
Essa região, que origina diferentes tipos de vinhos (brancos, rosés, tintos, entre outros), também mostra diversidade nas características dos exemplares. É possível encontrar desde rótulos que refletem toda a descontração do clima e do estilo de vida californiano, aos mais tradicionais e nobres.
A Califórnia possui mais de 100 regiões vitivinícolas e mais de 4 mil vinícolas. Entre as áreas que mais se destacam estão o Napa Valley, Sonoma, Monterey, Santa Barbara e Santa Cruz.
Assim como outras regiões produtoras de vinhos do mundo, a Califórnia também possui algumas áreas com regras específicas de produção. Por lá, o conceito de Denominação de Origem é chamado de American Viticultural Area, em português, Área Vitícola Americana, e possui a sigla A.V.A.
Esse estado dourado possui muitos motivos que nos levam a experimentar os rótulos de lá e, para quem já conhece, continuar degustando os seus vinhos. E esses motivos não se limitam apenas ao especial mês de setembro, mas sim ao longo da vida. Aproveite as nossas indicações!