Vinho tem glúten?
- 82 curtidas
- 11434 visualizações
- 0 comentários
Você já parou para pensar se vinho tem glúten? Em um cenário em que cada vez mais nos preocupamos com a nossa saúde, é normal querermos saber sobre a composição exata de cada produto que consumimos. Descubra agora.
Será que vinho tem glúten? Seja por motivo de dieta, alergia, intolerância, doença ou simplesmente curiosidade, muitas pessoas têm buscado informações sobre quais alimentos e bebidas contêm ou não glúten, incluindo o vinho.
O glúten é uma proteína presente em alguns grãos e cereais, mas como a matéria-prima do vinho é a uva, podemos afirmar que o vinho não contém glúten. Essa informação está presente no contrarrótulo de todos os vinhos, ou nas etiquetas anexadas, pois é um ponto obrigatório, ou seja, existem leis que fiscalizam a rotulagem.
Sabemos que, independente do segmento, cada país tem as suas próprias leis e isso não é diferente no mundo do vinho. No Brasil, o produto que contiver a expressão NÃO CONTÉM GLÚTEN é livre de qualquer presença de glúten, seja ela intencional ou por contaminação cruzada (é uma contaminação acidental, por exemplo, quando são utilizados os mesmos equipamentos e utensílios durante a manipulação de produtos diferentes).
Encontramos exceções, ou seja, vinhos que contêm glúten. Apesar de mínima, essa possibilidade existe. O glúten pode entrar em contato com o vinho durante o amadurecimento, pois algumas barricas de carvalho são seladas com uma pasta à base de trigo e também durante a clarificação, pois podem ser usados produtos que contêm glúten para retirar os sedimentos do vinho, deixando-o límpido.
Atualmente, essas opções que contém glúten são raramente escolhidas por enólogos e produtores, mas, caso isso aconteça, o contrarrótulo do vinho irá informar, seguindo a nossa legislação.