Vinho Malbec para iniciantes ou experientes
- 15 curtidas
- 2533 visualizações
- 0 comentários
Com origem francesa, a uva Malbec tem vários “codinomes”, como: Pressac, Auxerrois e Côt. E não para por aí. No livro The Oxford Companion to Wine, da crítica de vinhos Jancis Robinson, há uma lista com cerca de 400 nomes diferentes para a Malbec. Estrela das produções de vinhos na região francesa, essa uva foi […]
Com origem francesa, a uva Malbec tem vários “codinomes”, como: Pressac, Auxerrois e Côt. E não para por aí. No livro The Oxford Companion to Wine, da crítica de vinhos Jancis Robinson, há uma lista com cerca de 400 nomes diferentes para a Malbec.
Estrela das produções de vinhos na região francesa, essa uva foi substituída por outras variedades após um inverno excessivamente rigoroso em 1956 que matou várias videiras. Assim, foi graças ao seu sucesso que a variedade conquistou fama a ponto de ter um dia só pra ela: Malbec World Day, dia 17 de abril.
Malbec para todos
Dos iniciantes aos mais experientes, um Malbec é sempre uma excelente pedida. Mas para não errar ou se assustar, vale a pena ficar atento às seguintes dicas:
- Para os iniciantes, é bom optar por um rótulo que seja de uma safra mais recente. Assim, possivelmente, o vinho envelheceu em menos tempo e possui pouco ou nenhum contato com barricas de carvalho, ou seja, seu propósito é de ser facilmente compreendido e atender bem o dia a dia;
- E os experientes devem buscar por Malbecs mais envelhecidos, seja em garrafa ou em barricas de carvalho. Exemplares com boa estrutura, complexidade, volume de boca, taninos firmes e sedosos e um final encantador. Esse estilo fica ainda melhor quando harmonizado com carne vermelha, como cordeiro ou bife ancho.
Agora, confira alguns rótulos que você precisa conhecer:
Para iniciantes
Dadá Nº 391 Art Malbec 2020 : esse vinho possui corpo médio e é bem frutado, pedindo pratos com a intensidade bem parecida, como: carnes e risoto. De corpo médio, possui taninos suaves e integram cerejas, ameixas, baunilha e cacau.
Perdigón Malbec Cabernet Sauvignon 2020 : com nuances de madeira, acidez média e com um delicioso frescor de frutas vermelhas, groselha e com toque de café, esse vinho possui sutis notas herbáceas e é de corpo médio.
Susana Balbo Lujanita Malbec Rosé 2021: esse rótulo é equilibrado e possui um final vibrante. Com um aroma acentuado de frutas vermelhas, harmoniza bem com risoto de tomate seco com mussarela de búfala, tartine de presunto cru e queijo brie e salmão grelhado.
Altivo Classic Rosé 2021 : jovem, frutado e leve, esse vinho possui uma boa acidez e um aroma fresco de frutas vermelhas. Harmoniza bem com pratos leves, carnes magras e queijos semimoles.
Para experientes
Laborum Limited Single Block Valle de Cafayate Malbec 2019 : com uma entrada doce e harmônica, esse rótulo possui taninos firmes, boa estrutura e um aroma delicioso de frutas vermelhas. Com um toque especial de pimenta preta e um leve esfumaçado, harmoniza bem com bife ancho com chimichurri, parrillada e empanada.
Marques de Casa Concha Malbec 2018 : esse vinho é muito versátil e combina bem com massas, verduras, carnes vermelhas e queijos. É um rótulo encorpado, vibrante com um final persistente.
Clos de Los Siete By Michel Rolland 2019: com aroma de mirtilo, amora, violeta e especiarias, esse vinho é bem encorpado, tem uma boa acidez e persistência. Esse vinho harmoniza bem com assado de tira, carré de cordeiro, risoto e medalhão de filé mignon.
Manos Negras Selección de Suelo Malbec 2019: e rótulo possui sabores intensos e muito frescor. Com aroma de florais e minerais, harmoniza bem com bife de chorizo, nhoque e risoto.