Vinho: por onde começar
- 18 curtidas
- 1424 visualizações
- 0 comentários
Aprecia o mundo dos vinhos, mas não sabe por onde começar? Reunimos dicas e informações valiosas para não errar na hora da degustação
Você é daquelas pessoas que apreciam vinho eventualmente, mas tem vontade de saber mais sobre como começar a se aventurar pelos rótulos, aromas e sabores?
Em primeiro lugar, é preciso saber distinguir os tipos de vinho, até mesmo para escolher na hora da degustação e, depois, entender o seu próprio paladar e gosto pessoal.
Aqueles vinhos que apresentam perlage, as borbulhas na taça, são classificados espumantes e frisantes, enquanto os outros que não têm essa particularidade são chamados vinhos tranquilos, podendo ser vinhos brancos, tintos e rosés.
Leia mais: Aprenda assistindo: 6 filmes e séries sobre o mundo do vinho
Vinho branco: paladar mais leve
É elaborado a partir das uvas brancas ou de uvas tintas sem a casca. Têm sabor mais leve e são mais refrescantes que os tintos, por exemplo. Geralmente, o teor alcoólico é um pouco menor e a acidez elevada, sendo a acidez responsável pela sensação de frescor.
Para quem está começando, uma sugestão é combinar os vinhos brancos com pratos mais leves que tenham frango, peixe, frutos do mar ou massas com molhos mais delicados. Outra boa opção, é harmonizar também com saladas ou, até mesmo, com frituras, como coxinha, por exemplo. Pois, a acidez presente nos vinhos brancos ajuda a limpar a untuosidade no paladar.
Tintos: mais taninos e intensidade
Os vinhos tintos são aqueles produzidos com uvas de coloração avermelhada ou roxa. Mais encorpados, estão entre os mais consumidos e, como principal característica, têm a presença marcante dos taninos.
Os exemplares mais leves vão bem com carnes grelhadas, assadas e risotos, por exemplo. Enquanto os mais encorpados pedem por pratos mais estruturados, carnes vermelhas assadas ou defumadas, molhos mais intensos e até mesmo mais condimentados, e queijos mais duros.
Rosé: elegância e frescor na taça
Os rosés são um meio-termo entre os vinhos brancos e tintos. São vinhos leves, mas, ao mesmo tempo, têm sabor marcante, são elegantes, refrescantes e bastante versáteis, tendo, assim, grande possibilidade de harmonizações com comidas e momentos. É possível criar, por exemplo, um vinho rosé a partir de uvas tintas e brancas.
Uvas ideais para começar
Para quem quer desbravar mais os vinhos tintos, busque um vinho da uva Merlot, pois gera vinhos tintos mais macios e bastante frutados, proporcionando uma sensação mais aveludada no paladar.
Já para quem quer conhecer mais os vinhos brancos, a Chardonnay, considerada a rainha das uvas brancas, é uma ótima escolha. É uma das uvas mais plantadas no mundo, pois tem fácil adaptação a diferentes tipos de clima e solo, expressando as particularidades da região de seu plantio. No geral, apresentam textura mais cremosa, acidez média e caráter frutado, o que agrada com mais facilidade os paladares iniciantes.
Dicas infalíveis
- No começo, escolha vinhos elaborados com apenas uma uva para treinar seu paladar com as características daquela casta;
- Compre vinhos de uvas de diferentes intensidades e deguste-os;
- Você pode degustar dois exemplares de uma mesma uva produzida em regiões diferentes;
- Escolha vinhos com taninos mais macios;
- Sirva apenas um terço da taça;
- Em geral, a temperatura ideal para servir tintos varia entre 14ºC e 18ºC, sendo 14ºC para tintos de corpo leve, e 18ºC para mais encorpados.
Acessórios: o básico para iniciantes
Para não ter erro, é bom que você tenha em casa ao menos os acessórios básicos necessários para a degustação. Afinal, ninguém quer ter imprevistos na hora de abrir uma garrafa ou de servir o vinho, certo?
- Tenha ao menos um jogo simples de taças em casa, isso vai fazer diferença na hora de notar sabores, aromas e o visual da bebida;
- Não esqueça do saca-rolhas;
- O corta-gotas ajuda bastante na hora de servir o vinho, evitando que a bebida respingue ou escorra depois de ser servida.
Agora, com nossas sugestões, você já pode correr para nosso site ou para o aplicativo, e escolher por onde começar! Ainda não é assinante? Conheça aqui todas as vantagens de se associar ao Clube Wine!