Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Harmonização com Comidas

Vinho combina com sorvete, sim!

01 fevereiro 2023
  • 2213 visualizações
  • 0 comentários

Apesar de improvável à primeira vista, a harmonização do vinho com sorvete é possível e fica uma delícia

No dia 23 de setembro, comemora-se, em todo o Brasil, o Dia do Sorvete. 

Criado de forma estratégica pela Associação Brasileira das Indústrias e do Setor de Sorvetes (ABIS), a data visa aumentar a lucratividade do setor e reforça a chegada da primavera, onde as temperaturas ficam maiores do que na estação anterior, o inverno, preparando também os consumidores e empresários do ramo para a estação seguinte, o verão, onde as vendas costumam bater recordes.

O sorvete, como se sabe, é uma das sobremesas preferidas de muitos brasileiros. 

Sua criação é datada de mais de quatro mil anos atrás, quando, na China, uma mistura de leite com arroz foi congelada com a neve. 

Entretanto, por aqui, a primeira sorveteria só foi criada em 1835, quando dois comerciantes compraram todo o carregamento de gelo vindo de um navio americano e começaram a vender sorvetes de frutas pelo Rio de Janeiro. 

Dito isto, agora que você já sabe como a data surgiu e de onde veio o sorvete, vamos ao que interessa e ao que fez você clicar para ler este post:

Afinal, vinho combina com sorvete ou não? 

Apesar de você já saber a resposta, a gente reforça: sim, vinho combina com sorvete!

Pode parecer estranho para alguns, mas o vinho é uma bebida versátil e que harmoniza com diversos pratos e bebidas, sejam salgados ou doces. Inclusive com o queridinho sorvete!

O segredo é saber fazer a escolha certa. Para quem já entende de harmonização com doces, saber harmonizar o rótulo com a sobremesa não será uma tarefa difícil. 

De forma geral, os produzidos com a uva Moscato e os vinhos licorosos, também conhecidos como vinhos de sobremesa, são os mais indicados pelo seu dulçor acentuado. 

Mas vamos entender melhor como harmonizar vinho e sorvete na prática? 

Sorvetes de frutas

Na hora de harmonizar o vinho com um sorvete de fruta, vale observar de qual fruta é o sabor antes de escolher o exemplar ideal, assim como também saber se é à base de leite ou de água (sorbet).

Sorvetes de frutas à base de leite costumam ser mais doces, logo, o interessante é trazer um vinho com maior residual de açúcar, como, por exemplo, vinhos Moscateis, ou frisantes no geral.

Sorvetes de frutas à base de água geralmente têm menos açúcares, gorduras, destacam mais a características das frutas e tendem a ter maior acidez e frescor. Se forem frutas cítricas como limão, laranja, caju, cupuaçu, ou frutas tropicais como o abacaxi, maracujá, lichia e coco,a dica é um rótulo branco, acidez mais vibrante, refrescante e com um final de boca levemente adocicado, como é o caso dos vinhos feitos das uvas Torrontés, Riesling e Gewürztraminer.

No caso de um sorvete de morango, por exemplo, você pode escolher um tão frutado quanto e, inclusive, nas mesmas tonalidades de cor, como o rosé. 

Já se o sorvete for de outras frutas cítricas como o abacaxi, maracujá ou limão, a dica é um rótulo branco, seco e fresco que consiga equilibrar o paladar. 

Os elaborados com as uvas Sauvignon Blanc ou Pinot Noir são excelentes pedidas!

Sorvetes de chocolate 

Tal qual a harmonização com chocolate, quem quiser experimentar um vinho com uma bola de sorvete no sabor chocolate deve optar por vinhos do Porto.

Como esses sorvetes costumam ser mais cremosos, eles pedem a intensidade e o corpo característicos de um vinho do Porto, que possui alto nível de álcool e acaba por equilibrar ambas as texturas, potencializando o sabor do sorvete.  

Para que fique menos enjoativo, a indicação é para que este seja servido gelado, como o próprio sorvete. 

Sorvetes de baunilha

O gosto delicado, sutil e leve do sorvete de baunilha pede um espumante feito pelo método Asti (Espumante Asti), que é produzido com a uva Moscatel. 

Este espumante também tem notas frutadas e florais, mais ainda que o Prosecco, e a doçura suficiente para acompanhar a doçura do sorvete que, inclusive, fica uma delícia!

Com ótimo frescor e com toques florais ou frutados, os rótulos do espumante harmonizam de forma semelhante com a sobremesa e fazem com que essa dupla seja extremamente requisitada em momentos especiais como casamentos e festas mais requintadas.

Que tal conferir e experimentar? 

Sorvetes de nozes

Uma das receitas mais procuradas na internet é o sorvete de nozes com calda de vinho. Para quem já provou tamanha delícia, sabe que essa harmonização vale a pena do início ao fim da degustação. 

Para quem vai tomar o vinho não em forma de calda, mas em forma de bebida, vale pensar que esse tipo de sorvete, por ser mais complexo e encorpado em seu sabor, necessita de um vinho que também seja assim para que sabores e aromas possam se complementar. O mesmo vale para sorvete de frutas secas. 

Boas sugestões, em ambos os casos, são os vinhos envelhecidos em barricas de carvalho, como os Marsala. Lembre-se de também tomar gelado!

Vinhos Wine para tomar com sorvete 

Agora que você já sabe como harmonizar corretamente o seu sorvete predileto com um bom vinho, confira nossa seleção de vinhos da Loja Wine para a sobremesa!

Villa do Mar Rosé Atlântico: vinho leve e com alta acidez, esse rótulo possui notas de frutas vermelhas frescas e notas florais. É leve, jovem, frutado e refrescante, perfeito para ser degustado com dadinho de tapioca com geleia de pimenta, acarajé, bolinho de arroz, espetinho de frango com molho picante, macarrão com camarões e molho pesto.

Hunter and Fox Sauvignon Blanc 2019

Elaborado no terroir australiano, esse vinho traz a Sauvignon Blanc amadurecida apenas em tanques de aço inox e harmoniza com vinhos de frutas cítricas como o maracujá. Conta com um estilo descontraído e fácil de beber, destacando leveza e frescor ideais para serem servidas geladas e nos dias mais quentes!

Burmester LBV Porto 2016

Para os sorvetes de chocolate, um bom Burmester LBV Porto. Produzido pela renomada vinícola Burmester, já traz o doce do chocolate em suas próprias notas, que se misturam às balsâmicas, herbáceas e florais. Na boca, é extremamente elegante, macio e encorpado. O rótulo traz, ainda, castas tradicionais no Douro, como a Touriga Nacional, a Touriga Franca,  a Tinta Roriz e a Tinta Amarela.

Espumante Dadá de Finca Las Moras Nº 7 White Sweet:  ideal para acompanhar refeições exóticas e com sabor picante, esse rótulo possui notas florais e frutadas. Com um visual amarelo palha com reflexos esverdeados, possui borbulhas delicadas, vibrantes e muito agradáveis. É ótimo para acompanhar frutas secas e queijos moles.

Old John Marsala Superiore Riserva Ambra Semisecco Doc 1998

Para finalizar, este italiano da região de Marsala traz toda a história de vinhos desse tipo em notas de damasco, tomilho e pimenta preta. Licoroso e meio seco, conta com um blend composto pelas uvas Inzolia, Catarratto e Grillo, tendo sido envelhecido quatro anos em barricas de carvalho e mais seis meses em barriques. Harmoniza com os sorvetes de nozes e de frutas secas.

Gostou das dicas? Aproveite estes e outros exemplares na Loja Wine e faça parte do maior clube de vinhos por assinatura do mundo, o Clube Wine

Viva essa experiência!

Escrito por: Wine