A versatilidade da Chardonnay em 11 vinhos
- 17 curtidas
- 4868 visualizações
- 0 comentários
Maio tem comemoração do Chardonnay Day no dia 23 e, em homenagem, fizemos uma lista de rótulos para você conhecer melhor a rainha das uvas brancas
Essa comemoração começou nos Estados Unidos, e se estendeu para todo o mundo. Hoje, diversas vinícolas, lojas especializadas, importadoras, bares, restaurantes e organizações do mundo do vinho, promovem degustações e eventos com foco na uva Chardonnay.
Para brindarmos essa data, preparamos uma lista com onze rótulos, para você conhecer um pouco da versatilidade da Chardonnay, conhecida como a rainha das uvas brancas. Entre as castas destinadas especificamente para a produção de vinho, a Chardonnay é a segunda branca mais cultivada do mundo.
Vinhos Chardonnay: conheça mais da uva
Encontrada no Novo e no Velho Mundo, a Chardonnay está presente em 41 países, entre eles África do Sul, Argentina, Austrália, Brasil, Chile, Estados Unidos, Uruguai, Espanha, Itália, Portugal e França, sendo este último o seu berço.
A versatilidade da Chardonnay é muito ampla, podemos encontrá-la de forma varietal, em rótulos elaborados apenas com ela, ou em blends, quando é mesclada com outras variedades. A Chardonnay também pode ser submetida a diferentes técnicas de vinificação, podendo originar tipos de vinhos distintos, como espumantes, e brancos dos mais leves aos mais encorpados, dos mais secos aos doces de sobremesa.
Dependendo dessas técnicas e do objetivo do enólogo, é possível elaborar desde vinhos jovens e descomplicados para o dia a dia, até exemplares para guardar por muitos anos. Outro ponto que é um diferencial dessa variedade é o seu potencial para ser vinificada e amadurecida em barricas de carvalho. A Chardonnay é uma das poucas uvas brancas que possui estrutura para ter contato com madeira.
Uma dica bacana e muito prazerosa, é degustar vinhos elaborados com a Chardonnay, cultivada em uma mesma região, porém com tipos amadurecimentos diferentes, como tanques de aço inox e barricas de carvalho. As diferenças são percebidas com facilidade nos aromas, sabores e na estrutura dos vinhos. A seleção do nosso Clube Refrescantes do mês de junho, com os rótulos Antuco Reserva Chardonnay 2018 e Antuco Gran Reserva Chardonnay 2017, proporcionam essa experiência.
As características dessa uva podem mudar não só devido às técnicas de vinificação, mas principalmente ao terroir em que é cultivada. Em regiões de clima frio, os vinhos elaborados com a Chardonnay podem ter aromas de frutas frescas e cítricas, já em regiões com climas mais quentes, os aromas evoluem para frutas maduras e tropicais.
A Chardonnay se destaca em diversas Denominações de Origem, como em Champagne, sendo uma das principais uvas do tradicional assemblage da região, também em Chablis, Meursault, Montrachet, Corton-Charlemagne, Bourgogne, Mâconnais, Pouilly-Fuissé, entre muitas outras.
Separamos rótulos de países diferentes, para você conhecer um pouco mais da rainha das uvas brancas.
Rótulos Chardonnay por regiões produtoras
- África do Sul: Laborie W.O. Western Cape Chardonnay 2018
- Argentina: Partridge Flying Chardonnay 2018
- Austrália: Oxford Landing Estates Chardonnay 2017
- Brasil: Espumante Don Giovanni Brut
- Chile: Maycas del Limari Reserva Especial Chardonnay 2017
- Espanha: Torres Atrium D.O. Penedès Chardonnay 2015
- Estados Unidos: Dark Horse The Original Chardonnay 2016
- França: Champagne Montaudon Brut
- Itália: Tenuta Sant’Antonio Scaia Bianco 2017
- Portugal: Quinta de Pancas Branco 2017
- Uruguai: Pueblo del Sol Reserva Chardonnay 2017