Cuidados com o vinho após o transporte
- 59 curtidas
- 6414 visualizações
- 6 comentários
Entenda a necessidade dos cuidados com o vinho após o transporte.
Você já deve ter lido ou até mesmo ouvido alguém comentar que o vinho aprecia a calma e, por isso, não gosta de viajar. Pois bem, essa afirmação faz todo sentido quando se trata da nossa bebida preferida.
O vinho realmente não aprecia muita movimentação ou trepidação. Por isso, em viagens, se não for transportado adequadamente, pode sofrer alterações em suas características organolépticas, como sabor, aroma e cor.
Antigamente, esse problema era muito comum. Mas hoje, com o avanço da tecnologia e conhecimento nos processos de vinificação, os vinhos já são produzidos para que tenham maior qualidade e resistência aos choques de transporte.
Mesmo assim, o repouso da garrafa após uma viagem é essencial. Não importa se o vinho chegou de carro, navio ou avião, alguns dias de descanso só fará bem à bebida.
Já quanto à quantidade de dias para descansar, isso poderá variar de acordo com o tipo de vinho. Tintos e brancos jovens, por exemplo, pedem três ou quatro dias de repouso. Já vinhos com mais de cinco anos, pedem de oito a dez dias. Por fim, exemplares com mais de 10 anos pedem, ao menos, duas semanas de descanso.
Fica a dica para aproveitar o melhor dos seus vinhos!