Série uvas – Albariño
- 18 curtidas
- 766 visualizações
- 0 comentários
Acidez e frescor são apenas duas características da Albariño, uva europeia que tem muito mais a oferecer. Confira.
A uva Albariño é uma variedade de uva branca conhecida por produzir vinhos de alta qualidade e caráter distintivo.
Ela é cultivada principalmente na região noroeste da Espanha, mais especificamente na região da Galícia, onde tem até um festival de vinho dedicado a ela, a Fiesta del Albarino, e em sub-regiões como Rías Baixas, Ribeiro e Ribeira Sacra.
Também pode ser encontrada em áreas do norte de Portugal, onde é conhecida como “Alvarinho” e é fundamental na produção dos famosos Vinhos Verdes, elaborados no Minho.
Graças ao sucesso desses vinhos, o mundo passou a conhecer o potencial da uva Albariño e, hoje, ela tem se espalhado cada vez mais e alcançado bons resultados em diferentes países, como EUA, Austrália, Uruguai, Chile, Argentina e mesmo, por aqui, no nosso Brasil.
Continue acompanhando a leitura e saiba mais!
Principais características da uva Albariño
Os vinhos produzidos a partir da uva Albariño geralmente apresentam aromas e sabores frutados e frescos.
Notas de frutas brancas, como pêssego, pêra e maçã, são frequentemente encontradas, junto a notas de flor de laranjeira e jasmim. Além disso, é comum perceber toques cítricos, como o de limão, que contribuem para a vivacidade do vinho.
A Albariño também é caracterizada por sua acidez vibrante e refrescante, fundamental para criar vinhos equilibrados, que são muito apreciados quando servidos jovens.
Vale lembrar, ainda, que a maioria dos vinhos Albariño tem um corpo médio, o que os torna versáteis para harmonizações com uma variedade de pratos, desde frutos do mar até carnes brancas, e até mesmo pratos mais picantes.
A maioria dos vinhos Albariño é projetada para ser consumida jovem para aproveitar sua frescura e frutuosidade.
No entanto, alguns produtores também produzem vinhos Albariño em estilos mais complexos, envelhecendo-os em barris de carvalho para adicionar camadas de sabor e textura.
Bacana, não é?
Casa de Vila Verde Alvarinho
Os vinhos da Albariño devem ser servidos à temperatura de 8° a 12°C para potencializar toda sua riqueza aromática.
Uma das opções muito recomendadas pelos especialistas Wine é o Casa de Vila Verde Alvarinho D.O.C. Vinho Verde 2022.
Vinho jovem e de caráter delicado, o exemplar é caracterizado por sua incrível refrescância e acidez equilibrada.
Tendo sido premiado com a medalha de ouro durante concurso de vinhos realizado em Portugal no ano de 2021, harmoniza muito bem com pratos mais leves, carnes brancas, frutos do mar, molhos à base de azeite, ervas frescas ou queijos cremosos.
Ouça o mais recente episódio do Wineverso Podcast sobre uvas que você precisa conhecer, como a Albariño, e aproveite para assinar o Clube Wine, o maior clube de vinhos do mundo, para ter acesso a todas elas.
Tim-tim!