Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Diário do Winehunter

Vinexpo Bordeaux: uma semana e tanto

22 agosto 2019
  • 758 visualizações
  • 0 comentários

Haja energia para dar conta da rotina que se estende pelos quatro dias da Vinexpo Bordeaux!

A cada dois anos acontece a Vinexpo Bordeaux, no coração da região vinícola mais famosa do planeta. E a cada dois anos, temos o hábito de visitá-la sempre depois de outra feira muito importante para o mundo do vinho, a alemã ProWein, em Dusseldorf, ambas com expositores e compradores internacionais.

Como sou bordalês, claro que, para mim, fica bem mais fácil visitar a Vinexpo Bordeaux, mais próxima à minha casa. Apesar de todas as contribuições dessa feira para o mercado internacional, os quatro dias de evento são muito pesados, valem por uma semana intensa de trabalho. Além da exposição, também são promovidos debates e degustações que geram reflexões fundamentais para o desenvolvimento do mundo do vinho, fora muitos outros acontecimentos paralelos, para os quais somos sempre convidados.

Desta vez, dois dias antes do início da feira, eu estava na Espanha para um painel incrível de degustação (aguardem as novidades!). Aliás, foi duplamente adorável, porque, nesse mesmo dia, fomos informados que nosso azeite Toro Loco, já disponível no site Wine.com.br, foi premiado com uma Medalha de Ouro na London Olive Oil Competition, em Londres. Dá orgulho saber que esse projeto foi concebido lado a lado com o Benoit Calvet, cofundador da vinícola BVC España, que produz o Toro Loco. Fizemos duas colheitas para acertar nosso produto, que você precisa experimentar – na minha cozinha, já é item obrigatório!

Dica de leitura:  Pinot Noir em Rosé: rosa preciosa

Outra novidade neste ano: no lugar do Vicente, que tinha um compromisso importante nos Estados Unidos (vem mais coisa boa por aí), quem me acompanhou foi Rogerio Salume, presidente do nosso Conselho, que passou uma semana aqui em Saint-Émilion. Como sempre, ele aproveitou bastante a região, conhecendo alguns châteaux locais emblemáticos durante suas corridas.

Com tantos convites que recebemos durante a Vinexpo, temos que nos dividir para dar conta de comparecer em tamanha quantidade de encontros voltados ao vinho. Fui ao primeiro deles, num domingo, no Château Malartic-Lagravière, em Leognan – é um dos 16 Grand Cru Classé de Pessac-Leognan. Aconteceu no “Chai” do Château, como é chamado o local onde o vinho envelhece em barricas, acontecimento superexclusivo e disputado. Além da oportunidade de termos conversado com diversas pessoas do mundo do vinho, tivemos um jantar com o chef Arnaud Lallement, do L’Assiette Champenoise, em Reims, restaurante três estrelas Michelin. E, claro, brindamos muito.

Dica de leitura:  Minha história com o vinho

A Vinexpo teve início na segunda-feira e tivemos contato com algumas tendências interessantes. Descobrimos, por exemplo, um vinho branco elaborado com quatro safras pela nossa parceira Cecilia Pasqua, que tem uma linha incrível. Fomos também convidados pela amiga Stephánie de Boüard-Rivoal para visitar (e para degustar também!) o emblemático Château Angélus, do qual é proprietária. Outro ponto alto na semana da Vinexpo foi o passeio pelas instalações na Bacia de Arcachon, a uma hora de Bordeaux, onde fica o Maciço Central – é dele que brota a água mineral natural de Abatilles, a mais famosa de Bordeaux. Não à toa, é a água oficial da Vinexpo, e o próprio Robert Parker a menciona durante as degustações.

A semana terminou com o evento do nosso amigo Benoit e com outra visita fantástica a um artesão de barricas, uma experiência imperdível, sobre a qual falaremos numa próxima oportunidade, tamanha a riqueza de informações.

Santé à tous!

Manu Brandao & Vicente Jorge

Escrito por: Wine