Um refúgio e tanto
- 123 curtidas
- 6464 visualizações
- 0 comentários
Confira nossa visita ao hotel VIK, que abriga uma das vinícolas mais luxuosas do Chile. A viagem contou com a companhia do CEO da Wine, Rogerio Salume.
É sempre um prazer retornar ao Chile, país vizinho sempre bem representado por sua produção vitivinícola. Desta vez, após deixar a capital, Santiago, pegamos duas horas e meia de estrada. Nosso destino: o hotel VIK, em Millahue, onde chegamos já pela noite.
Fomos acomodados em quartos com decoração excêntrica, que parecem instalações artísticas. Cada um dos 22 apartamentos do hotel tem ambiente assinado por Carrie Vik, esposa do proprietário, o empreendedor norueguês Alexander Vik. No jantar, o menu-degustação havia sido especialmente criado para a nossa visita.
O enólogo-chefe, Cristian Vallejo, preparou com rótulos VIK uma degustação vertical (quando se escolhe o mesmo rótulo de um produtor em safras diferentes). É um exercício muito interessante, que permite acompanhar como um vinho cria a própria identidade ao longo dos anos, dentro das características que o enólogo busca.
Nesse caso, o estilo e a influência de um Bordeaux de Saint-Julien é inevitável, pois Vallejo passou parte de sua trajetória enológica no comando do prestigiado Château Léoville Poyferré, instalado nessa denominação francesa.
Durante nossa estada, pudemos provar rótulos como o Milla Cala, que está conquistando o mundo do vinho com excelentes pontuações, e um coringa, o La Piu Belle, blend que impressiona pela fruta e pela complexidade, um vinho completo, com final longo e marcante. Igualmente notável é sua garrafa, uma obra de arte que retrata a deusa de Millahue. O trabalho rendeu uma edição especial do tênis All Star Converse.
Vik A
Quando chegamos à VIK pela primeira vez, o portfólio ainda não estava formado e enxergamos em um vinho, o Vik A, uma oportunidade ímpar. Eu e Manu resolvemos, então, apostar nele e, por isso, o rótulo foi criado com exclusividade para o Brasil.
Resultado: o Vik A vem fazendo tanto sucesso desde então que se tornou um de nossos ícones de vendas. E a equipe da vinícola deu continuidade à sua elaboração para a Wine. Aliadas à beleza local, a acidez, a mineralidade e a complexidade dos vinhos VIK parecem confirmar o significado do termo Millahue, onde está instalado o hotel, assim denominado pelos indígenas que já habitaram a região: lugar de ouro.
Claro, aproveitamos para fazer o registro do Winehunter Relax. Vale muito conhecer os vinhos produzidos pela Vik, bem como suas instalações e filosofia. Não tenho dúvida de que surgirão, nesse vale de ouro, novos ícones chilenos.