Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Experiência Wine

Tendências de vinhos para 2024

31 dezembro 2023
  • 2770 visualizações
  • 0 comentários

Tudo sobre o que vai bombar no universo do vinho no ano que nasce!

Feliz Ano Novo!

2024 mal começou e as expectativas para quem aprecia um bom vinho já são enormes. 

Tem muita novidade chegando por aí no mercado no novo ano, e a Winepedia, sempre antenada e atualizada com as maiores tendências do universo da nossa bebida favorita, reuniu o que deve ser destaque nacional e internacionalmente no post de hoje.

E afinal, o que podemos esperar para o universo do vinho em 2024? 

Acompanhe a leitura para saber mais! 

Vinhos menos calóricos 

Com as pessoas em busca de uma vida cada vez mais saudável, os vinhos menos calóricos estarão em alta no ano novo. 

Além disso, com as altas temperaturas e novas ondas de calor previstas para o período, os exemplares mais frescos também tomarão lugar no paladar e na taça dos brasileiros. 

De acordo com informações da jornalista Marcelle Justo, que esteve na ProWine São Paulo ao final do ano passado, a chilena Concha y Toro, inclusive, promete uma nova linha de brancos e rosés com menos de 59 calorias por taça.

A Concha y Toro, aliás, é uma das grandes produtoras parceiras da Wine. Veja a lista completa. 

Tintos em alta 

Ainda segundo a jornalista, os tintos, apesar do aumento no consumo de vinhos brancos e rosés, ainda mantêm sua posição de preferência entre os consumidores brasileiros. 

Dados do primeiro semestre de 2023 revelaram que a importação de vinhos foi composta por 59% de tintos, 24% de brancos e 16% de rosés, segundo um levantamento da Product Audit, a principal empresa de consultoria de estatísticas no mercado de vinho na América Latina. 

Entre as uvas preferidas e que prometem ser bastante consumidas em 2024 estão a Chardonnay, a Pinot Grigio, a Merlot e a Syrah.

Vinhos naturais e orgânicos

Outra tendência que veio para ficar, prometendo se consolidar não só neste, como nos próximos anos, é a dos vinhos naturais e orgânicos. 

Em todo o mundo, produtores de vinho estão cada vez mais adotando práticas de agricultura orgânica e biodinâmica, envolvendo o uso mínimo de produtos químicos sintéticos, o que também contribui para a saúde do solo e a biodiversidade da vinha.

Os vinhos naturais também são muitas vezes produzidos com mínima intervenção no processo de vinificação. 

Isso inclui fermentações espontâneas, ausência de aditivos e filtração mínima, permitindo que o vinho expresse mais autenticamente as características da uva e do terroir.

Mais sustentabilidade

Para contribuir com as boas práticas de ESG, que envolve meio ambiente, social e governança, algumas vinícolas estão adotando posturas mais sustentáveis, com embalagens feitas de papel reciclado e garrafas de vidro mais leves, por exemplo. 

Fora isso, ao invés de usar leveduras comerciais, alguns produtores estão preferindo as leveduras naturalmente presentes na vinha para iniciar a fermentação. Isso pode adicionar complexidade e caráter único ao vinho.

Bacana, não é? 

O uso de ânforas de argila, como as que tínhamos durante o Império Romano, e outros recipientes de fermentação e envelhecimento além das tradicionais barricas de carvalho também tem ganhado popularidade, resultando em rótulos com características distintas e sabores mais puros.

Recentemente, a prática da fermentação em ânforas ressurgiu na produção brasileira, sendo adotada por enólogos que buscam uma abordagem mais ancestral na produção de seus vinhos. 

Experiências virtuais de degustação 

Já experimentou participar de uma degustação online? 

Pois é! Elas já existem e prometem continuar bombando em 2024!

Atualmente, plataformas online possibilitam diversos eventos de vinho, webinars, e até mesmo visitas virtuais às vinícolas. Os consumidores podem aprender mais sobre os vinhos e interagir com especialistas no conforto de suas casas.

E como funciona a degustação? A amostra chega na sua casa, é claro! 

Com ela, fica mais fácil participar dos tours guiados por enólogos e sommeliers do mundo todo. Que tal? 

Gostou de conhecer as principais tendências do mundo do vinho para 2024? 

Conheça mais delas e acompanhe tudo de pertinho no Wineverso Podcast! 

Escrito por: Wine