Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Série uvas – Tempranillo

26 janeiro 2018
  • 16526 visualizações
  • 0 comentários

Saiba tudo sobre a maravilhosa Tempranillo, uva nascida na Espanha que se difundiu para os mais diversos terroirs ao redor do mundo.

Na Espanha, que é hoje o terceiro maior produtor de vinhos no mundo, atrás apenas da Itália e da França, a Tempranillo é a uva tinta que se destaca dentre as demais variedades cultivadas no país.

A Tempranillo é uma variedade de uva tinta, originária do norte da Espanha. Seu nome vem da palavra espanhola “temprano”, que significa “cedo”, e faz referência ao seu amadurecimento precoce, pois normalmente é uma das primeiras uvas tintas a ser colhida, uma faceta que a torna versátil e apta para ser cultivada em climas diferenciados.

Também encontrada em países como Portugal, Argentina, Estados Unidos e Austrália, essa variedade recebe outros nomes dependendo da região em que é cultivada, sendo considerada uma das castas com a maior variedade de nomes no mundo. Na Espanha, é conhecida também por Cencibel, Tinta del País, Tinto Fino, Tinta de Toro e Ull de Llebre. Já em Portugal, é chamada de Tinta Roriz ou Aragonês e, na Califórnia, é tida como Valdepeñas.

Dica de leitura:  Queridinha para blends, boa para varietais: celebre o #CarignanDay

Devido à sua facilidade de amadurecimento e às diferenças de terroir de uma região para outra, na própria Espanha podemos ter estilos diferentes de vinhos produzidos com essa mesma uva. É possível encontrar desde exemplares jovens e fáceis de beber, até os mais estruturados e complexos.

Características da Tempranillo

  • Suas vinhas são marcadas pela boa adaptação em diferentes climas e solos, mas mostra melhor expressão em climas quentes e secos, e solos arenosos ou argilo-calcários.
  • É encontrada tanto em vinho varietal, quanto em assemblages. Em Portugal, com o nome de Tinta Roriz, é comumente encontrada em blends com a Touriga Nacional e Touriga Franca, e também é muito utilizada no vinho do Porto.
  • Além de gerar vinhos tintos, também pode ser encontrada vinificada em rosé.
  • Seus vinhos, geralmente, são ricos e mesclam elegância com robustez; evidenciam a presença marcante de frutas vermelhas e sabor picante; são aromáticos, bem estruturados e desenvolvem complexidade com a idade e com amadurecimento em barricas de carvalho.
  • Na Espanha, essa variedade desenvolve aromas de frutas vermelhas e nuances de couro.
Escrito por: