Série uvas – Petit Verdot
- 25 curtidas
- 9860 visualizações
- 0 comentários
A Petit Verdot é uma charmosa uva francesa que dá origem a vinhos deliciosamente encantadores. Saiba mais sobre essa variedade.
A Petit Verdot é uma uva tinta francesa que está entre as seis permitidas para elaboração de vinhos em Bordeaux, na França. As outras variedades tintas são Cabernet Sauvignon, Merlot, Cabernet Franc, Carménère e Malbec. Todas elas, incluindo a Petit Verdot, podem integrar o corte bordalês.
Essa uva, cujo nome faz referência aos cachos pequenos, devido à maturação tardia, e também a presença das uvas verdes misturadas às roxas, costuma originar vinhos mais robustos, com taninos presentes e coloração intensa. A intensidade da cor é resultado da casca grossa que concentra bastante tanino e antocianina, o pigmento responsável pela coloração.
Os aromas têm mais presença floral com notas de frutas maduras. Por ter essa pegada mais rústica, a Petit Verdot entra muitas vezes em cortes com outras uvas. Mas também é possível encontrar alguns varietais de muita qualidade, em que o enólogo soube domar os taninos e elaborou vinhos muito agradáveis.
Quando se tem um clima bom no ano, com quantidades suficientes de sol e chuva, a elaboração de vinhos incríveis de Petit Verdot em Médoc, na margem esquerda de Bordeaux, é bastante favorecida. Por outro lado, climas mais frios não garantem aromas e sabores tão admiráveis.
Além de Bordeuax, a Petit Verdot se desenvolve muito bem em Castilla-La-Mancha, na Espanha. Como essa variedade não tem grande afinidade com excesso de água, o clima quente e seco dessa região espanhola garante excelentes frutos.
A Petit Verdot também é cultivada na Itália, em Portugal, na Austrália, nos EUA, no Chile, na Argentina e na África do Sul.