#PinotageDay: conheça tudo sobre a uva sul-africana
- 211 curtidas
- 15341 visualizações
- 0 comentários
Surgida a partir de uma junção entre as uvas Pinot Noir e a Hermitage, a casta Pinotage dá origem a vinhos saborosos e versáteis, e merece ser exaltada. Leia mais!
A história da uva Pinotage, celebrada sempre no segundo sábado de outubro, começa nos anos 1920, quando o professor e químico sul-africano Abraham Izak Perold plantou algumas sementes para um experimento no jardim de casa.
No estudo, o pesquisador cruzou as castas Pinot Noir e Hermitage (conhecida em algumas regiões como Cinsault) em busca de uma nova variedade.
Dica de leitura: Vinhos nacionais: curiosidades e rótulos imperdíveis
Abraham era professor de Viticultura da Universidade de Stellenbosch, na África do Sul, e transferiu as mudas que vingaram para o Colégio Agrícola, sob os cuidados de seu parceiro de trabalho, CJ Theron, que batizou a nova casta de Pinotage, uma fusão entre os nomes das uvas originais.
Pinotage: ícone da África do Sul
Nem tão conhecida assim pelos brasileiros, a Pinotage é considerada um dos ícones sul-africanos, e dá origem a vinhos marcantes e extremamente saborosos, que até chegaram a ser questionados por algum tempo, mas hoje são reconhecidos no mercado.
A região de maior destaque na produção é Western Cape, no sudoeste do país, onde há um terroir bem variado, com uma combinação de fatores que contribuem para o cultivo: clima mediterrâneo e geografia montanhosa, além de correntes de ar provenientes do Oceano Atlântico.
A uva Pinotage é considerada de maturação precoce e geralmente os bagos são pequenos. A casca é espessa, rica em pigmentos de cor que se refletem em vinhos escuros.
Os vinhos produzidos a partir da variedade costumam ter características particulares, com notas olfativas que podem lembrar frutas vermelhas e até mesmo chocolate.
No paladar, a bebida em geral apresenta médio corpo, com taninos macios, mas há variações de acordo com cada rótulo.
Conheça abaixo mais informações sobre a Pinotage e aproveite o #PinotageDay!
Dez curiosidades sobre a uva Pinotage
- Conta a história que o cruzamento das uvas realizado por Abraham Izak Perold resultou em apenas quatro mudas de videiras da nova casta Pinotage
- As tais mudas quase foram retiradas por um jardineiro que fazia a limpeza das ervas daninhas do quintal do professor. Um aluno evitou o corte das plantas experimentais
- A intenção do experimento era unir as principais qualidades das uvas Pinot Noir e Hermitage. Na época, em 1925, muitos acharam uma mistura peculiar, mas o resultado foi positivo
- Embora seja considerada símbolo da África do Sul, a Pinotage é apenas a sétima uva mais cultivada no país, com cerca de 6% do total das plantações
- A casta Pinotage também costuma ser vinificada no estilo fortificado e como espumante tinto
- As uvas Pinotage são consideradas de difícil cultivo, porque demandam muitos cuidados e um manuseio minucioso
- O primeiro vinho elaborado com a variedade Pinotage é datado de 1941
- Para que os vinhos sejam bons, os vinhedos têm que produzir poucos frutos. Quando há uma grande quantidade de uvas Pinotage por vinha, a produção perde em características como cor, aroma e sabor
- O #PinotageDay é comemorado em diversos países, sempre no segundo sábado do mês de outubro. Um motivo a mais para abrir uma garrafa!
- Considerando as características principais dos vinhos produzidos a partir da Pinotage, alguns especialistas dizem que a uva se assemelha mais à Hermitage do que à Pinot Noir.
Conheça os rótulos de Pinotage disponíveis na Wine
Abaixo, confira as seleções de rótulos produzidos com a uva Pinotage. Os vinhos foram escolhidos cuidadosamente pela equipe de especialistas da Wine e podem ser encontrados tanto em nossa loja online, quanto nas lojas físicas!
As compras também podem ser feitas com benefícios exclusivos no app Wine.
Nederburg 56 Hundred Pinotage 2019
A linha 56 Hundred, da sul-africana Nederburg, é uma homenagem ao responsável por adquirir a propriedade que deu origem à vinícola: Philippus Wolvaart.
O tributo foi uma das formas encontradas pelos viticultores para reconhecer o potencial do terroir da região de Western Cape para a Pinotage.
Os quatro meses de amadurecimento em barricas de carvalho francês e americano garantem ao vinho notas olfativas marcantes de ameixas maduras, cerejas e amoras negras e especiarias.
Dica de leitura: 9 erros comuns para evitar ao montar uma adega em casa
Na boca, é frutado, com bom corpo, taninos sedosos, fresco e leve toque amadeirado. Bom para ir à mesa a uma temperatura de 15 °C, é também bastante versátil para as combinações gastronômicas.
Experimente-o com pratos como batatas recheadas, cozido de carne com legumes, risoto de carne seca, frango recheado, espaguete à bolonhesa ou com quiche de queijo.
Amandla! Pinotage Bush Wines 2019
Leve, frutado e descomplicado para beber, este exemplar ajuda a desconstruir a ideia de que a Pinotage só resulta em vinhos pesados e agressivos no paladar.
Como é de se esperar, as uvas usadas no preparo deste rótulo têm mais concentração de cores, aromas e sabores, por serem oriundas de “bush vines”, as chamadas vinhas arbustos.
Com potencial de guarda de até cinco anos, é um vinho tinto com notas olfativas que remetem a frutas vermelhas, cranberries secas, chocolate e violetas.
É macio na boca, com final frutado e taninos aveludados. Vai muito bem com bife à rolê recheado com bacon e ameixa, churrasco, hambúrguer, ou berinjela à parmegiana.
Também é uma boa dica para acompanhar um prato sul-africano muito tradicional e consumido com frequência no país, o bobotie, à base de carne moída com curry e frutas.
Meerendal W.O. Cape Town Pinotage 2020
Preparado a partir de práticas éticas e veganas, este rótulo vem de uma vinícola de propriedade familiar focada na alta qualidade dos vinhos.
A Meerendal Wine Estate é detentora do segundo bloco mais antigo de vinhedos Pinotage da África do Sul, com cinco hectares em atividade desde 1955.
Amadurecido em carvalho francês por cerca de doze meses, é um Pinotage com paladar suculento e taninos macios e elegantes. O potencial de guarda é de até seis anos.
Os aromas remetem a frutas vermelhas, cerejas, ameixas, especiarias doces e chocolate amargo.
As harmonizações sugeridas são lasanha à bolonhesa, paleta de cordeiro com batatas ao alecrim, e stinco suíno servido com cebolas carameladas.
Staves and Steele Pinotage 2020
Desenvolvido pela vinícola Chevalier, é um vinho de médio corpo, acidez agradável e taninos macios. No olfato revela notas intensas de ameixa, amora, cereja e framboesa.
Tem potencial de guarda de até quatro anos, para quem gosta de deixar os vinhos enriquecendo na adega. A temperatura indicada de serviço é 15 °C.
É uma boa pedida para acompanhar pratos triviais como carne de panela e filé à parmegiana, mas também tem requinte suficiente para ir à mesa com risoto de parmesão ou mesmo com pizza de quatro queijos.
Agora que conhece mais sobre a uva Pinotage e o #PinotageDay, descubra outras informações exclusivas sobre o mundo dos vinhos no Wineverso Podcast, disponível nas principais plataformas de streaming! Saúde!