Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Conheça o Espumante Cava

27 abril 2018
  • 14465 visualizações
  • 0 comentários

Um tipo de espumantes específico da Espanha, o espumante Cava é, sem dúvidas, um dos mais conhecidos do mundo do vinho. Saiba tudo sobre ele agora!

A história do espumante Cava surgiu no século XIX, na Espanha, e foi em 1872 que surgiram as primeiras garrafas desse espumante no município de Sant Sadurní d’Anoia. Nos anos 20, o espumante Cava conquistou seu espaço no mercado espanhol, já nos anos 60 atingiu um alto índice de crescimento e nos anos 80 se consolidou internacionalmente.

Cava é o nome de uma Denominação de Origem da Espanha, que produz espumantes. Como toda denominação, a D.O. Cava possui uma série de regras e especificações, como área delimitada de cultivo dos vinhedos, método de produção e uvas autorizadas.

Método Tradicional, Clássico ou Champenoise

Um legítimo espumante Cava só pode ser elaborado pelo método tradicional, também chamado de clássico ou de champenoise. Esse último nome é utilizado na região de Champagne, na França. O método, que é o mesmo dos famosos champagnes, possui duas fermentações, sendo que a segunda é realizada dentro da própria garrafa.

Logo, não é possível encontrar um espumante Cava elaborado com outro método, como o Charmat, por exemplo, neste caso, teríamos apenas um espumante espanhol, sem qualquer ligação com essa Denominação de Origem especificamente.

Uvas do espumante Cava

Como vimos, o método tradicional possui mais de um nome e pode ser realizado em qualquer região vitivinícola do mundo, porém, cada denominação possui suas particularidades como, por exemplo, as uvas autorizadas.

Dica de leitura:  Enoturismo em Barcelona

O conselho regulador da D.O. Cava permite produzir espumante Cava branco e rosé e, entre as uvas permitidas para a sua elaboração estão as brancas Macabeo (também chamada de Viura), a Xarel.lo, a Parellada, a Subirat Pai (também conhecida como Malvasia)  e a Chardonnay.

Já entre as tintas permitidas estão a Garnacha Tinta, a Monastrell, a Pinot Noir e a Trepat. Apesar de todas essas variedades autorizadas, o assemblage mais clássico do Cava une as brancas Macabeo, Xarel.lo e Parellada. E a uva tinta Trepat só pode ser utilizada na elaboração do Cava rosé.

Regiões do Cava

O Cava deve ser produzido apenas nos locais definidos pela Denominação de Origem, que envolve diversas províncias espanholas, são elas: Alava, Badajoz, Barcelona, Girona, La Rioja, Lleida, Navarra, Tarragona, Valencia e Zaragoza. Dentro de cada uma dessas províncias existem áreas específicas delimitadas pela denominação.

A D.O. Cava abrange diferentes localidades e é tida como a única denominação da Espanha que cobre áreas distantes umas das outras. A região de Penedès, que é o coração da produção de espumante Cava, está localizada nas províncias de Barcelona e Tarragona. Essas áreas estão dentro dos limites da Catalunha, que detém 90% da produção desse espumante.

Dica de leitura:  Série uvas - Chenin Blanc

Tempo de amadurecimento do Cava

Dentro da Denominação de Origem Cava é possível encontrar diferentes categorias para esse espumante, determinadas por algumas regras, principalmente, pelo tempo mínimo de amadurecimento.

Um Cava tradicional deve amadurecer no mínimo 9 meses, um espumante Cava rotulado como Reserva precisa amadurecer no mínimo 15 meses, já um Gran Reserva, o mínimo são 30 meses. Existe também a categoria Cava de Paraje, a mais alta entre os Cavas, que exige um mínimo de 36 meses.

Estilos de Cava

É possível encontrar vários estilos de espumantes Cava, alguns influenciados pelo tempo de amadurecimento, pela tipicidade ou que expressam a proposta do produtor e/ou do enólogo.

Existem exemplares mais leves, que destacam frutas mais frescas, outros trazem frutas mais maduras e mais presença em boca, e também tem os que expressam características mais marcantes do método de elaboração e do amadurecimento, com notas tostadas, de pão e de fermento.

Aqui você conheceu um pouco sobre a Denominação de Origem Cava, suas especificidades e regras, mas não podemos esquecer que a Espanha possui uma diversidade muito rica de exemplares, produzidos em diversas regiões, elaborados com diferentes métodos e uvas. O Cava pode ser o mais emblemático, mas não é o único espumante elaborado no país.

Escrito por: