Sol e vinho no sul da França
- 66 curtidas
- 3187 visualizações
- 1 comentários
Os encantos do sul da França são o tema deste post imperdível. Descubra tudo sobre essa incrível região produtora de grandes vinhos.
Você já ouviu a expressão francesa “joie du vivre”? Se formos traduzir livremente, ela significa “alegria de viver”, mas vai além disso: trata-se de um estado de espírito permanente, uma maneira tipicamente francesa de encarar a vida, apreciando os pequenos e grandes prazeres do dia a dia e dando valor à qualidade do nosso tempo.
Especialmente no sul da França, cultua-se um estilo de vida mediterrâneo que expressa com fidelidade o “joie du vivre”, afinal, à beira do mar e com 300 dias de sol por ano não é difícil encarar a vida com mais leveza e disposição.
Soma-se a isso a dieta mediterrânea, que, de tão benéfica, é reconhecida como patrimônio imaterial da humanidade. Baseado em ingredientes frescos e naturais da agricultura local – com frutas, legumes, verduras, cereais, pães, peixes e azeite – e livre de industrializados e processados, esse conceito alimentar não diz respeito apenas a escolhas saudáveis, mas a uma maneira quase ritualística de realizar as refeições – lentamente, desfrutando de um momento de partilha e afeto.
Estudos mostram que a dieta mediterrânea faz muito bem à saúde, protegendo o corpo de doenças metabólicas, neurológicas e cardíacas.
E, claro, o vinho, enraizado na cultura francesa, faz parte dessa cartilha de bem-estar, já que, com moderação, também é benéfico para a saúde. Parte das tradições à mesa, a bebida acompanha todas as refeições, se tornando mais uma fonte de prazer e alegria. Sem contar que uma bela garrafa de vinho é capaz de transformar qualquer ocasião em um momento inesquecível.
E, mesmo que você não more às margens do Mar Mediterrâneo, é possível se inspirar em alguns dos costumes da região no dia a dia. Reunir os amigos para um delicioso jantar feito em casa, por exemplo, acompanhado de um bom vinho é uma receita e tanto para uma vida mais saudável e feliz.