Série uvas – Síria
- 76 curtidas
- 5307 visualizações
- 0 comentários
Conheça as particularidades da Síria, uma uva de muitos nomes.
De origem desconhecida, a uva Síria possui diferentes nomes. Dependendo da região em que é cultivada, ela pode ser também chamada de Alvadourão, Crato Branco, Malvasia Grossa, Códega de Larinho ou Dona Branca.
Contudo, o nome mais disseminado é Roupeiro, como é denominada no Alentejo, região onde é amplamente cultivada. Aliás, devido à sua forte ligação com o solo português, especula-se que ela seja de lá mesmo, já que a cultivam há muitos anos.
Ainda em Portugal, a Síria é a variedade mais plantada na região de Beira Interior, localizada no interior do país, na faixa estreita que se estende de norte a sul, na fronteira com a Espanha.
Características da uva Síria
– Possui cachos e bagos pequenos e é uma variedade de maturação tardia.
– Quando cultivada em locais frescos, apresenta aromas e paladar diferentes do que quando cultivada em áreas mais quentes.
– Seus vinhos podem apresentar, no aroma, especiarias leves e folha de louro. Destacam-se, principalmente, as notas florais e frutas como laranja, limão, pêssego e melão.
– Na maioria, de tonalidade clara, seus exemplares são indicados para serem consumidos enquanto jovens, pois apresentam sua melhor expressão.
– A acidez nos rótulos elaborados com essa uva pode ser de média para alta.
Para degustar:
Neste mês, os Sócios ClubeW Fresh terão a oportunidade de comprovar as características desta variedade ao degustar o Quinta do Cardo Síria Branco 2014. Aproveite!