Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Sommelier Wine

Série uvas – Sangiovese

10 fevereiro 2017
  • 23070 visualizações
  • 1 comentários

A Sangiovese é a uva tinta mais cultivada na Itália, protagonista de grandes vinhos italianos. Saiba mais sobre essa incrível variedade.

A Sangiovese é a uva tinta mais cultivada na Itália, protagonista de grandes vinhos. Nesses últimos anos, ela vem ganhando cada vez mais popularidade mundial. Apesar de sua representatividade na Itália, é cultivada em outros países, como Argentina e Austrália, assim como no Brasil, mesmo que de forma mais tímida. É uma uva que se adapta muito bem ao local em que é cultivada e está presente nos rótulos das principais denominações de região italianas.

A Sangiovese é típica do centro da Itália, principalmente, na Toscana. Presente no Chianti, um dos vinhos italianos mais conhecidos e vendidos no mundo, é varietal do prestigiado Brunello di Montalcino e destaca-se, também, nas DOCGs (Denominazione di Origine Controlata e Garantita) Vino Nobile Montepulciano, onde precisa compor, no mínimo, 70% do corte e Morellino di Scansano e Carmignano.

Dica de leitura:  Enoturismo: conheça a Cantine Pellegrino

A intensidade dessa uva também pode ser sentida na grande maioria dos “supertoscanos”, vinhos italianos mais modernos e aclamados pela crítica especializada, em que o blend com uvas internacionais, como a Cabernet Sauvignon, produzem exemplares diferenciados.

Uva de muitas faces,  o nome da Sangiovese varia conforme a região que é cultivada e também é conhecida como: Sangiovese Grosso ou Brunello em Montalcino, Prugnolo ou Prugnolo Gentile em Montepulciano, Morellino em Morellino di Scansano.

Características dos vinhos

A Sangiovese dá origem a vinhos de estilos e personalidades bem distintas, em um reflexo do seu terroir. Alguns são leves e macios, como o famoso Chianti, outros mais encorpados, como o Vino Nobile di Montepulciano e, em sua melhor forma, produz um vinho rico, complexo e de envelhecimento prolongado, como o Brunello de Montalcino.

Em geral, são vinhos com uma boa expressão de frutas, notas herbáceas e de especiarias, além de uma ótima acidez e estrutura.

Dica de leitura:  Conheça duas das vinícolas que representam a tradição espanhola

Nada melhor do que a tradicional culinária italiana para harmonizar com esses vinhos. Pratos à base de massas, molhos e carnes vermelhas são ótimos acompanhamentos. Para os tintos menos encorpados, as dicas aqui são: massa à bolonhesa, filé à parmegiana, sem falar na italianíssima pizza, que quanto mais queijo e tomate tiver, melhor! Para os mais encorpados, aposte em sabores mais intensos como cordeiro, javali, risoto de fungui sechi, ragu de linguiça defumada ou um mix de queijos duros.

Confira ao lado rótulos que selecionamos para você desfrutar o melhor da Sangiovese!

Escrito por: