Série uvas – Ribolla Gialla
- 99 curtidas
- 7671 visualizações
- 0 comentários
Uva de origem grega e alma italiana, a Ribolla Gialla encanta por dar origens a vinhos aromáticos e deliciosos. Saiba mais sobre essa variedade.
A uva branca Ribolla Gialla é nativa da ilha grega Cephalonia (também chamada de Kefalonia), onde tem uma Denominação de Origem com o seu nome local, Robola.
A Ribolla Gialla é muito cultivada na região de Friuli Venezia Giulia, nordeste da Itália, e em menores proporções na Eslovênia, onde é conhecida como Rebula. Assim como em sua terra natal, essa uva também possui Denominações de Origem na Itália, na área de Friuli Colli Orientali.
Na Itália, a primeira evidência documentada de um vinho feito de Ribolla Gialla remonta a 1409, quando, durante um banquete em honra do Papa Gregório XII, um vinho elaborado com essa variedade foi servido.
Essa uva não é muito difundida, porque por décadas foi destinada a produzir vinhos para serem consumidos localmente. Recentemente, os vinhos elaborados a partir dela passaram a ser mais explorados mundo afora.
Utilizada para elaborar vinhos brancos e espumantes, essa uva gera exemplares com acidez elevada e alta intensidade aromática, que pode destacar pêssego, maçã, abacaxi, floral e toque cítrico.
Uma curiosidade é que existem algumas (pouquíssimas) vinhas de Ribolla Gialla em Napa Valley, e que foram levadas para a região em uma mala. Uma verdadeira raridade.