Série uvas – País
- 201 curtidas
- 9124 visualizações
- 4 comentários
Saiba mais sobre uma das primeiras uvas a ser cultivada no Chile, a País.
A uva País foi levada para o Chile por volta do século 16, por colonizadores espanhóis. Mas, por muitos anos, ficou esquecida graças à chegada e ascensão de outras variedades internacionais, como a Cabernet Sauvignon e a Merlot.
Hoje, vinícolas chilenas têm atuado na recuperação dessa casta que, no Chile, é mais encontrada no Vale do Maule e na região Bío-Bío. No sul, é cultivada principalmente em antigos terrenos.
Por ser uma uva que ficou esquecida, é possível encontrar vinhas com mais de 100 anos de idade e que ainda dão bons frutos. Um verdadeiro patrimônio histórico em solo chileno.
Curiosidades
– A uva País também é conhecida como Criolla Chica, na Argentina e Missão, na Califórnia.
– Os espanhóis precisavam de um vinho que poderia ser preservado todo o ano, sem perder a qualidade, e por isso escolheram levar para o Chile a uva País.
– Com 28.500 hectares, o Vale do Maule é o maior do Chile em termos de extensão de vinhedos (também é a mais antiga área de vinhedos do Chile). E pouco menos de um terço desse território corresponde já é preenchido pela uva País.
Para degustar
Os Sócios do ClubeW Espumantes poderão conferir o potencial da País na seleção deste mês de fevereiro. O Santa Digna Estelado Branco Brut, da vinícola Miguel Torres Chile, é 100% elaborado com essa uva.
E para quem ainda não assina o clube, a dica é conferir outros dois exemplares dessa mesma vinícola, só que tintos. Olha só:
Miguel Torres Noches de Verano País 2014 – Varietal com aroma de frutas vermelhas e negras. É fresco e gastronômico. Elaborado com a País, uma das primeiras uvas cultivadas no Chile.
Miguel Torres Reserva Del Pueblo País 2014 – Com aroma de framboesa e cassis, este tinto refrescante e com taninos firmes possui um toque rústico, muito característico da uva País.