Série uvas – Negroamaro
- 321 curtidas
- 11715 visualizações
- 0 comentários
Conheça a Negroamaro, uva tinta famosa por seus exemplares elaborados na Puglia, Itália.
Uva de origem incerta, a Negroamaro é cultivada em toda Puglia, especialmente na parte sul. O mais provável é que tenha sido levada para a Itália por colonos gregos, por volta do século 8 a.C., e encontrou o seu habitat ideal nesta região árida e rochosa.
O que é certo dizer sobre essa uva é que ela é uma das mais antigas em solo italiano. Atualmente, há cerca de 17.000 hectares plantados com essa tinta por lá.
Há quem acredite que parte de seu nome, Negro, seja uma referência óbvia à sua cor muito escura. Já Amaro pode estar relacionado aos seus fortes taninos ou ao fato de que, no passado, o vinho elaborado com essa uva era fermentado com as cascas por um longo tempo, resultando em uma bebida escura e com certo amargor.
Mas a explicação mais provável é que seu nome deriva da fusão da palavra grega mavros com a latina Níger e ambas significam preto, referindo-se à cor da uva. Saiba mais!
Características da uva Negroamaro
– A videira Negroamaro tem uma produção abundante, prefere solos calcário-argilosos, mas também se adapta bem a outros tipos de solos e a climas quentes e áridos.
– Sua casca é rica em polifenóis, como o resveratrol, ácidos fenólicos e antocianinas
– É utilizada na elaboração de varietais e blends. Tradicionalmente, é combinada com as uvas Malvasia Nera ou Susumaniello. Nos últimos anos, produtores têm experimentado misturá-la com a Primitivo.
– Seus exemplares costumam apresentar alto teor de álcool, aromas florais e frutados.