Roussillon – Roteiros do vinho
- 360 curtidas
- 4073 visualizações
- 0 comentários
Região rica em história, tradições e cultura, além da diversidade de paisagens, climas, e estilos de vida. Saiba mais sobre Roussillon.
Atualmente, o Roussillon compreende a maioria dos territórios do departamento francês dos Pirineus Orientais e também é conhecido como Catalunha Francesa. A região pertenceu à Espanha até 1659, quando através do “Tratado dos Pirineus” passou à coroa francesa. Por isso, ainda hoje há uma reconhecível influência cultural catalã por lá.
Conhecer essa parte tão singular da França é fazer uma longa viagem pela história da humanidade, começando pela pré-história. Nessa região, na Caverna de Arago, foram descobertos os restos do mais antigo europeu, datado de 450.000 anos atrás, o Homem de Tautavel.
Desde a Antiguidade, vários povos habitaram a região – gregos, romanos, cartagineses, bárbaros, muçulmanos e cristãos –, deixando sua marca na terra e na cultura local.
Entre roteiros que levam a monumentos históricos, sítios arqueológicos, cenários deslumbrantes – da costa do Mediterrâneo aos montes Pirineus–, incluindo a gastronomia típica e os vinhos, não há como não se encantar com a rica diversidade de Roussillon.
O que ver e fazer em Roussillon
Mosaico da Villa de Licinius, em Clonas-sur-Varèze; castelo renascentista do Roussillon; Igreja de Saint Nicolas; Cerâmica artesanal de Chals; Priorado de Salaise-sur-Sanne e a produção de açafrão não podem ficar de fora do roteiro.
Todas essas indicações e muitas outras, incluindo onde ficar, restaurantes, sugestões de passeios culturais ou prática de esportes, você encontra no site da região: o Tourisme Pays Roussillonnais.
E, claro, não deixe de saborear as especialidades gastronômicas locais, do azeite de oliva à charcutaria, e aos pratos tradicionais, como as Anchovas de Collioure, o Boles de Picolat ou a Bullinada, e deliciosos doces e sobremesas, como o Creme Catalão.
Há também eventos culturais imperdíveis, como a Sardane, dança popular provavelmente herdada de antigas tradições gregas; as apresentações dos Castellers, grupos que constroem torres humanas; e a xicolatad, quando Mestres Xicolatiers de Palau de Cerdagne distribuem chocolate quente.
Roteiros enogastronômicos em Roussillon
Para quem quer apreciar as iguarias locais e seus vinhos, não pode deixar de lado os famosos Vinhos Doces Naturais, típicos da região. Aqui você encontra 12 rotas diferentes já projetadas e detalhadas para que tenha a melhor experiência. Veja também algumas dicas de vinícolas para você visitar:
Vinhos do Roussillon
Para quem não pretende viajar por agora, o melhor jeito de conhecer um pouco dessa região é degustando. Confira alguns vinhos do Roussilon:
Cap Au Sud Syrah-Mourvèdre 2014 – Tinto com aromas de amoras e cerejas maduras, notas de especiarias e pimenta, paladar harmônico e taninos macios.
Cap Au Sud Grenache-Mourvèdre 2014 – Aroma marcadamente frutado, de especiarias sobre um discreto fundo mineral, paladar leve e acidez viva.