Saiba tudo sobre a família Pinot
- 14 curtidas
- 3463 visualizações
- 0 comentários
A uva Pinot é, na verdade, uma família inteira. Conheça mais sobre esse grupo de uvas que apresenta diversa variedades
Pinot, nome derivado de pin que significa pinha em francês, é um grupo de uvas cuja origem remete às frias terras da Borgonha. Uma das mais conhecidas e principais dessa família é a Pinot Noir. Além dela, também compõem o grupo Pinot Blanc, Pinot Gris, Meunier, Auxerrois e a Chardonnay, que é um resultado do cruzamento da Pinot Noir com a Gouais Blanc.
Pinot Noir, uma das principais variedades da uva Pinot
De delicado e difícil cultivo, a Pinot Noir é uma variedade que origina vinhos fascinantes e, não à toa, é a cepa dos grandes tintos borgonheses. Diferentemente de sua “equivalente” branca, a Chardonnay, não é fácil de conseguir em outras regiões com as mesmas características sensoriais que ela apresenta na Borgonha, o seu berço.
Apesar de a Pinot Noir ser umas das Pinot mais conhecidas, algumas outras são tão icônicas quanto, como: a Pinotage, que é a casta emblemática da África do Sul; a Pinot Meunier, que entra no corte de um dos espumantes mais famosos do mundo, o Champagne. Além da Pinot Gris/Grigio, uma das variedades brancas da Pinot Noir.
Dica de leitura: Série de uvas – tempranillo
Confira algumas uvas que fazem parte da família Pinot
Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Pinot Noir, que tal conhecer as variedades de uvas que fazem parte dessa família?
Selecionadas e bem diferenciadas, elas são a matéria-prima para a produção de deliciosos rótulos.
Pinotage: nasce do cruzamento da Pinot Noir com a Cinsault e é a uva símbolo da África do Sul.
Pinot Bianco: mesma variedade da Pinot Blanc.
Pinot Blanc: é a variedade branca da Pinot Noir. Cultivada principalmente nas regiões de Champagne, Vale do Loire e usada na elaboração do Crémant d’Alsace.
Pinot Blanco: mesma variedade que a Chenin.
Pinot Chardonnay: mesma variedade que a Chardonnay.
Pinot d’Évora: mesma variedade que a Carignan.
Pinot Droit: mesma variedade que a Pinot Noir.
Pinot Grigio: mesma variedade que a Pinot Gris.
Pinot Gris: uma variedade branca da Pinot Noir. A mesma que Auxerrois Gris, na Alsácia, Tokay e Tokay d’Alsace, também da Alsácia, e Grauburgunder, na Alemanha.
Pinot Liébault: uva cultivada em Côte d’Or (região no coração da Borgonha), mutação da Pinot Noir, de rendimento mais elevado.
Pinot Meunier: mutação da Pinot Noir. A mesma que Meunier, Black Riesling e Auvernat Gris.
Pinot Nero: mesma variedade que a Pinot Noir.
Pinot Noir: uva tinta característica da Borgonha, muito cultivada no mundo todo. Apesar de ser muito sensível às condições climáticas, ela tem apresentado bons resultados em vários terroirs pelo mundo.
Pinot Rouge: mesma variedade que a Dameron.
Pinot Saint George: mesma variedade que a Négrette (Califórnia).
Pinot Sardone: mesma variedade que a Chardonnay.
Dica de leitura: Os encantos e delicadezas da Pinot Noit
Pronto! Agora que você já sabe um pouco mais sobre a família Pinot, é hora de degustar.
Confira nossas sugestões:
Bonnievale The River Collection Pinotage 2019: com aroma de frutas vermelhas e notas sutis de café e chocolate, esse rótulo possui corpo médio, taninos aveluados e uma boa acidez. Com uma cor de rubi profundo, harmoniza bem com lombo de porco, cebola caramelizada, paleta de cordeiro e berinjela.
Ernst Loosen Pfalz Edition Pinot Blanc 2020: com um olfato mais floral, esse vinho é leve, frutado e com nuances minerais. Com uma acidez vibrante e refrescante, combina perfeitamente com pratos leves de carnes brancas, molhos à base de azeite e temperos mais picantes.
Root: 1 Reserva D.O. Valle de Casablanca Pinot Noir 2020: de corpo médio e brilhante e acidez fresca, esse vinho tem um cheiro de morango silvestre, framboesa e cereja. Ideal para acompanhar um almoço com iscas de filé acebolado, batata recheada, atum e espaguete.
Partridge Reserva Pinot Noir 2019: para quem gosta de saborear um vinho de corpo leve para médio e com acidez agradável, esse rótulo é o ideal. Com olfato de cereja, framboesa e amora, combina perfeitamente com um gratinado de cogumelos, risoto de carne-seca e queijo coalho, lasanha e espaguete.
Partridge Unfiltered Pinot Gris 2021: com um tom amarelo esverdeado, esse vinho é frutado, floral e possui boa acidez. Tem um corpo médio e final prolongado, combinando bem com cestinhas de massa folhada, risoto de polvo, tartar de peixe branco e tiras de frango empanado.
I Castelli Romeo e Giulietta D.O.C. Delle Venezie Pinot Grigio Ro 2020: com aroma de morango, abacaxi e um toque mineral, esse vinho é leve, refrescante e frutado. Ideal para harmonizar com comidas leves, como: espetinho de camarão, dadinho de tapioca e sanduíches.
Agora que você já sabe alguns dos rótulos que possuem as uvas da família Pinot, que tal saborear o de sua preferência? Acesse o nosso site ou app, escolha o seu favorito e aprecie.