Saiba como preparar um delicioso risoto de filé mignon!
- 11 curtidas
- 946 visualizações
- 0 comentários
Está sem ideia para surpreender no jantar? Então a gente pode te ajudar! O risoto de filé mignon é uma receita prática, rápida e super democrática, afinal, quem não ama comer um bom prato desses, né? Além disso, a carne bovina vem para refinar os sabores e, até mesmo, a aparência final para servir uma […]
Está sem ideia para surpreender no jantar? Então a gente pode te ajudar! O risoto de filé mignon é uma receita prática, rápida e super democrática, afinal, quem não ama comer um bom prato desses, né? Além disso, a carne bovina vem para refinar os sabores e, até mesmo, a aparência final para servir uma experiência de chefe.
Se você ama o prato, mas nunca se desafiou a fazê-lo por medo de errar o ponto ou a consistência do arroz, nós também podemos te ajudar: na receita de hoje, te daremos todas as dicas para fazer um arroz cremoso com filé mignon e, de quebra, como harmonizá-lo com bebidas para surpreender no paladar durante o jantar!
Quais ingredientes vão no risoto de filé mignon?
Essa não é daquelas receitas que você terá tudo na geladeira, provavelmente você precisará fazer uma visitinha ao mercado. Para facilitar a sua listinha de compras, compilamos tudo que será necessário adquirir, então pegue o papel e a caneta (ou cole no bloco de notas do celular) e vamos lá!
- Meio quilo de filé mignon;
- Uma cebola;
- Um pacote de 500g de arroz arbóreo;
- Um azeite pequeno;
- Um vinho que pode ser seco, suave ou branco;
- Um litro e meio de caldo de legumes;
- Cheiro-verde;
- Dois dentes de alho;
- Queijo parmesão a gosto;
- Sal e pimenta a gosto.
Vale lembrar que essas medidas são para realizar uma receita de até quatro porções. Se você desejar servir uma quantidade maior, dobre ou triplique os ingredientes de acordo com a sua necessidade, viu? Com relação ao caldo de legumes, você pode comprá-lo ou prepará-lo, fique a vontade para criar a sua receita!
Outra dica que podemos dar é com relação à decoração: pense em realizar uma mesa posta bem sofisticada para surpreender os seus convidados. Aproveite que vai sair de casa para comprar os ingredientes e adquira alguns itens de decoração que vão mudar o visual do ambiente de refeição!
Como preparar o risoto com filé mignon?
Comprado todos os ingredientes, é hora de colocar a mão na massa. Antes de ir para a panela, vamos preparar o mise en place — chique, né? Mas essa etapa nada mais é do que dizer que iremos cortar todos os ingredientes e deixá-los em ordem para cozinhar. Uma baita forma de impressionar seus convidados.
Facas afiadas, saiba que precisaremos cortar os seguintes ingredientes: 500g de filé mignon, 1/2 cebola e 2 dentes de alho. Feito isso, vamos ao passo a passo, agora sim, na panela.
Ei, temos certeza que você vai amar descobrir também: receitas de filé mignon com vinho.
Passo a passo para fazer o arroz cremoso com carne
- Coloque um fio de azeite para aquecer na panela;
- Acrescente o alho até dourar (similar a quando fazemos arroz branco);
- Inclua a cebola e deixe fritar novamente;
- Refogue todos os ingredientes e coloque o arroz, a carne crua, o vinho e o sal;
- Vá adicionando o caldo de legumes gradualmente (uma a duas conchas) até que o arroz cozinhe completamente. Fique mexendo durante todo o processo.
- Acerte o sal e inclua a pimenta na quantidade que desejar.
- No empratamento, finalize com queijo parmesão e cheiro-verde a gosto.
Dicas para acertar o ponto do arroz no risoto
O ponto do arroz é a técnica mais complexa do risoto, mas a Wine não vai te deixar sozinho para realizar essa etapa. Vamos te passar algumas dicas para acertar em cheio nessa receita e surpreender as pessoas com os seus dotes de chef.
Tudo começa pela compra de um bom arroz, acredite, isso influencia no resultado do ponto do risoto. Além disso, o maior cuidado é na hora de incluir o caldo de legumes que deve entrar aos poucos, entre uma e duas conchas do líquido por vez, sem parar de mexer.
Assim como o preparo do arroz de forno, é importante se certificar do tempo de duração do cozimento na embalagem que foi comprado, mas geralmente dura entre 18 e 20 minutos. Esse tempo pode sofrer variações entre a potência do fogão e a quantidade do grão, por isso, é importante sempre ir provando. O ponto ideal é o arroz ter uma leve resistência no dente, sem estar duro.
Por que colocar vinho no risoto?
Sabe aquele toque de chefe que muda tudo? Então a harmonização do vinho com o risoto é exatamente assim. A bebida é capaz de adicionar profundidade e complexidade ao sabor do prato, levando acidez na medida certa e completando o perfil aromático que torna a receita deliciosa.
Além disso, o vinho e o queijo são uma harmonização clássica, esses dois ingredientes se encontram no prato para complementar o sabor um do outro, sendo assim, criam uma experiência sensorial mais rica.
Quais vinhos combinam com risoto de filé mignon?
Existem três bebidas que ficam irresistíveis com risoto de filé mignon: vinhos tintos, brancos e rosés. O Pinot Noir, um dos mais populares nessa harmonização, traz notas terrosas sutis e ácidas que são perfeitas para levar acidez que complementa bem o risoto e a carne.
Outra proposta com os vinhos tintos é o Merlot, ele traz uma composição frutada que ajuda a realçar os sabores da carne, especialmente se o risoto incluir cogumelos ou ervas para criar uma harmonia agradável. Mas se você prefere um vinho branco, o Chardonnay e o Sauvignon Blanc são as melhores escolhas!
Esses vinhos brancos têm um leve toque de carvalho que é ideal para um risoto de filé mignon bem cremoso. Os rótulos frutados, como o Sauvignon Blanc do Valle de Leyda, oferecem aromas de frutas críticas e uma textura mais encorpada que harmoniza com a cremosidade do risoto e a suculência da carne.
E aí, está preparado para ter essa experiência ao harmonizar o risoto de filé mignon com vinhos? Se você, assim como a gente, ama levar os pratos a outro nível de sabor com essa bebida maravilhosa, precisa descobrir quais comidas combinam com cada tipo de vinho.