Austrália – Roteiros do vinho
- 85 curtidas
- 3945 visualizações
- 2 comentários
Desta vez, uma região curiosa e fantástica, tanto por sua cultura como também por seus grandes vinhos: a Austrália.
No século 18, alguns dos primeiros colonos provaram que a Austrália possuía uma grande capacidade vitivinícola. Porém, como toda a produção ia para a Grã-Bretanha, os exemplares produzidos no país perdia valor frente a outros rótulos, como os franceses, por exemplo.
Atualmente, após séculos, a Austrália conquistou grande fama e reputação internacional no mundo do vinho, contando com cerca de 60 regiões vitivinícolas, vários exemplares renomados e muitos elogios pela crítica especializada.
Em várias dessas regiões produtoras ocorrem festivais anuais, em que a cultura local é celebrada, tendo o vinho e a gastronomia como destaques. O maior deles é o Tasting Australia, que é bianual e expõe apresenta alguns dos melhores rótulos do país.
O turismo é levado a sério e o visitante pode optar por vários tipos de passeios que variam entre curtos (média de 48h) e mais longos (média de 3 semanas), pela parte costeira, pelas estradas, nas áreas aborígenes e em meio aos vinhedos.
A Austrália também é um ótimo destino enoturístico para você que ama viajar. Nas rotas vitivinícolas, é possível conhecer uns dos mais antigos vinhedos da uva Shiraz, no Barossa Valley e no McLaren Valley. Em Margaret River, dá para visitar a premiada videira de Sauvignon Blanc. Em Hunter Valley, próximo a Sydney, há vários eventos envolvendo a nossa bebida favorita. Em Yarra Valley, próximo a Melbourne, você prova os vinhos Chardonnay, Pinot Noir ou espumantes, todos de grande personalidade e qualidade.
Indicamos 3 excelentes exemplares do país para você se inspirar:
Vinho Trentham Estate Cabernet Sauvignon Merlot 2015 – Um blend ao estilo australiano com notas de frutas frescas bem integradas com os aromas do carvalho.
Vinho River Retreat Shiraz 2015 – Frutas negras, notas de chocolate e nuances de pimenta são os aromas desse tinto delicioso.
Vinho Yellow Tail Chardonnay 2015 – Branco leve e macio, com aromas de melão e pêssego, sobre um fundo cítrico.