Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Enoturismo

Ribera del Duero – Espanha

28 setembro 2018
  • 10215 visualizações
  • 1 comentários

Uma das regiões produtoras mais famosas da Espanha, Ribera del Duero é responsável pela elaboração de rótulos inesquecíveis. Saiba tudo sobre essa região.

Uma das regiões vitivinícolas da Espanha mais conhecidas em todo o mundo, Ribera del Duero está localizada no norte do país, em Castilla y León, a cerca de 160 km ao norte de Madrid.

Cobrindo cerca de 123 km, Ribera del Duero possui quatro províncias: Burgos, Valladolid, Soria e Segovia. Seu nome, faz referência ao rio Duero, que também percorre algumas regiões de Portugal, onde é chamado de Douro.

Apesar da oficialização de sua Denominação de Origem ser considerada recente, ocorreu em 1982, a história vitivinícola da região existe há mais de 2 mil anos, mas, até então, a produção do vinho era tida apenas como “caseira”.

Ribera del Duero é uma região que possui altitudes que variam aproximadamente entre 600 a 900 metros acima do nível do mar. Com invernos rigorosos e verões muito quentes, o clima no local é descrito como “nove meses de inverno e três de inferno”. A amplitude térmica entre o dia e a noite em algumas estações do ano é muito ampla, contribuindo para um lento amadurecimento das uvas.

Dica de leitura:  A inóspita Priorato

Essa área possui diferentes tipos de solo como arenoso, argiloso e calcário. Como na região, o terroir, de uma forma geral, pode mudar muito de uma determinada área para outra, os vinhos produzidos por lá podem apresentar características distintas entre si, mas a intensidade no aroma e no paladar, além da boa estrutura são frequentemente encontradas nas taças dos vinhos locais.

Ribera del Duero já foi o berço de um dos vinhos mais caros e famosos da Espanha, o imponente Vega Sicilia. Atualmente, a região é tida como uma das áreas vitivinícolas que os espanhóis mais admiram.

A uva mais cultivada na região é a Tempranillo, que por lá é chamada de Tinto Fino ou Tinta del País. Mas além dessa variedade, outras uvas tintas também são encontradas como a Cabernet Sauvignon, Garnacha, Merlot e Malbec.

Dentre as rigorosas regras determinadas pela Denominação de Origem, Ribera del Duero é uma das únicas regiões vitivinícolas espanholas a utilizar nos rótulos dos vinhos os termos Crianza, Reserva e Gran Reserva como indicativo do amadurecimento dos vinhos.

Dica de leitura:  Série uvas - Tempranillo

Nomeada em 2013 a melhor região vitivinícola do mundo pela revista American Wine Enthusiast, Ribera del Duero possui uma área específica chamada de “Golden Mile”. Nesse local estão concentradas suas vinícolas mais famosas e o terroir é tido como excepcional e superior.

A região recebe muitos turistas apaixonados por vinho ao longo do ano. Sua capital, a cidade histórica Aranda de Duero, possui antigas adegas subterrâneas, muitas vinícolas na região recebem visitantes para degustações, passeios em meio aos vinhedos, sem contar os restaurantes e wine bares que oferecem cartas de vinhos com uma grande diversidade de rótulos locais.

Ribera del Duero também conta com uma rota do vinho. Em seu site oficial, além de detalhes sobre seu trajeto, é possível encontrar dicas de lugares para visitar na cidade, programas de degustações e agenda de eventos. A região também conta com um Wine SPA, onde é possui relaxar, se hospedar, fazer degustações e ainda aprender sobre os vinhos locais.

Vinícolas para visitar

Protos

Vega Sicilia

Bodegas Emilio Moro

Escrito por: