Receitas com embutidos
- 59 curtidas
- 5281 visualizações
- 0 comentários
Aprenda a preparar e harmonizar receitas incríveis feitas à base de embutidos.
A seção Cozinhando com a Wine de abril da nossa revista traz receitas em que os principais ingredientes são apetitosos embutidos. Abaixo você poderá conferir dois desses pratos. O resultado completo dessa produção está disponível na Revista Wine.com.br do mês. Vale a pena conferir!
RISOTO DE LINGUIÇA BLUMENAU
Rendimento: 4 porções / Dificuldade: média / Tempo de preparo: 40 minutos
Ingredientes
1 peça de linguiça Blumenau (pode ser substituída por qualquer linguiça curada, como a portuguesa)
500 ml de caldo de legumes, caseiro ou industrializado
Meia cebola picada
1 colher (sopa) de manteiga
2 xícaras (chá) de arroz próprio para risoto (arbóreo, carnaroli ou vianone lano)
1 colher (chá) de açafrão
120 ml de vinho branco
Tomates-cereja a gosto pra decorar
Folhas de manjericão a gosto
Sal a gosto
PREPARO
- Tire a pele da linguiça e despedace toda a peça. Aqueça uma frigideira e frite o embutido sem adicionar óleo. Escorra e reserve.
- Em uma panela, mantenha o caldo em fogo baixo durante todo o preparo. Em outra, comece a preparar o risoto: refogue a cebola na manteiga sem deixar dourar, junte a linguiça e mexa bem.
- Adicione o arroz e o açafrão e misture. Despeje o vinho branco e mexa, misturando os ingredientes, até o líquido evaporar por completo.
- Coloque uma concha do caldo aquecido e mexa, em fogo baixo, até quase secar, misturando delicadamente. Repita essa operação concha por concha, até o arroz ficar cozido.
- Já na tigela, ou recipiente em que preferir servir, coloque sobre o risoto os tomates cortados ao meio e as folhas de manjericão. Sirva imediatamente.
Harmonização
Allesverloren Tinta Barocca – Sua estrutura que se equipara ao prato e as notas de especiarias combinam com o toque de pimenta e alho da linguiça.
Porta Soprana Lambrusco di Sorbara DOC Secco – Seco, traz boa acidez e efervescência, ideais para o paladar picante e untuoso dessa receita.
SALADA DE TRIGO EM GRÃOS COM ABÓBORA E COPA
Rendimento: 4 porções / Dificuldade: média / Tempo de preparo: 40 minutos
Ingredientes
1 xícara (chá) de trigo em grãos (ou trigo para quibe)
Azeite a gosto para fritar o trigo
3 dentes de alho
1 xícara (chá) de água
400g de abóbora cortada em cubos pequenos
2 colheres (sopa) de azeite
1 colher (chá) de cominho em grãos
1 maço de rúcula
Sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de aceto balsâmico
200g de copa fatiada fina
PREPARO
- De um dia para o outro, deixe o trigo de molho em água. Escorra-o e refogue-o na panela com uma colher de sopa de azeite e os dentes de alho picados.
- Adicione uma xícara (chá) de água e cozinhe até o trigo ficar macio e a água secar. Reserve.
- Enquanto o trigo cozinha, misture a abóbora com o azeite restante e com os grãos de cominho. Disponha em uma assadeira e asse em forno alto até dourar levemente, mexendo de vez em quando para dourar por igual.
- Monte a salada misturando as folhas de rúcula, o trigo e a abóbora. Finalize ajustando o sal e a pimenta-do-reino, e adicionando o vinagre e as fatias de copa.
Harmonização
J. C. Le Roux Méthode Cap Classique Brut – A versatilidade e acidez desse espumante são ideias para equilibrar o toque adocicado da abóbora e o sabor da copa.
Tenuta Sant`Antonio Scaia IGT Bianco 2014 – As frutas maduras e a untuosidade do vinho harmonizam e destacam a abóbora no paladar.