Quanto servir de vinho na taça
- 9 curtidas
- 7544 visualizações
- 0 comentários
Dúvida recorrente entre os iniciantes no mundo do vinho a quantidade de vinho
Recebeu convidados na sua casa e, na hora de servi-los com vinho, ficou na dúvida sobre encher ou não encher a taça? Não se preocupe, essa é mesmo uma dúvida recorrente, em especial, para quem está começando a entender esse universo que tem várias indicações de como degustar um exemplar. Quer saber mais? Continue lendo!
Existe regra para servir vinho na taça?
Momentos que reúnem vinho com os amigos e a família devem ser momentos de confraternização, alegria e descontração. Isso quer dizer que você não precisa se prender a regras em relação à quantidade ou mesmo à escolha da taça.
Se quiser colocar um pouco mais e encher a sua, tudo bem, aproveite e vá em frente! Neste caso, não há regras.
Saiba mais: Como segurar a taça de vinho
Agora, se você é um apreciador nato e gosta de fazer uma degustação mais elaborada, trabalha com vinhos no seu negócio ou vai saborear a bebida em uma reunião com o seu chefe, aí sim, é preciso que você conheça algumas orientações e regras de boa etiqueta.
Até mesmo para que o vinho não perca algumas de suas características principais por conta da quantidade ou taça escolhida. Analise cada situação e garanta, no fim das contas, que a experiência seja a mais incrível possível, combinado?
Variação segundo o tipo de vinho
Agora vamos às orientações em relação à quantidade de vinho servida na taça. Antes de tudo, você deve saber que essa quantidade pode variar de acordo com o tipo de vinho e também de acordo com as taças.
No geral, recomenda-se não se encher nenhuma delas, pois, além de poder derramar, a bebida pode esquentar se ficar muito tempo por lá (no caso de vinhos refrigerados).
Além disso, você não conseguirá girar o vinho de forma suficiente para liberar os seus aromas – e essa é uma das partes mais prazerosas na hora de degustar um exemplar, concorda?
Sobre o tipo, recomenda-se que sejam servidos:
- Vinhos tintos: até 1/3 do volume da taça;
- Vinhos brancos: até 1/3 do volume da taça;
- Vinhos espumantes: até 2/3 do volume da taça;
- Vinhos rosés: até 1/3 do volume da taça.
Na hora de servir, além de fazer isso lentamente e segurando a garrafa pelo fundo, certifique-se de que nenhuma gota cairá para fora ou escorrerá pelo gargalo, girando-a suavemente.
Bicos corta-gotas também podem ser uma boa opção para essas horas e são fáceis de serem encontrados – inclusive em uma das lojas físicas Wine.
O que fazer com taças diferentes
Aprendeu a servir em uma taça, mas quando chegou no estabelecimento ou na casa de alguém, viu que elas eram diferentes? Sim, isso também pode acontecer.
Isso porque tipos diferentes de vinho exigem também taças diferentes. Características como cor, aroma e sabor ficam mais evidentes quando as taças são adequadas àquele determinado rótulo.
Sendo assim, tente aprender sobre a quantidade de vinho servida em cada uma delas.
Vinhos tintos, por exemplo, pedem taças maiores, geralmente a Bordeaux, que conta com bojo mais largo e a borda menor.
Já os vinhos brancos, geralmente refrigerados, vão bem com taças de haste alta e corpo menor. São feitas justamente para conservar a baixa temperatura as quais estes exemplares geralmente se encontram.
Por fim, os vinhos rosés têm preferência por taças menores e bojos mais abertos, enquanto os espumantes são feitos para serem tomados nas taças estilo “flûte” (flauta em francês), mais finas e compridas.
Eventos influenciam?
Sim, eventos podem influenciar dependendo da disponibilidade das taças e também dos convidados que você ou o seu negócio estejam recebendo.
Uma regra de etiqueta básica que pode ser importante nessas horas é você começar servindo os mais velhos ou as pessoas estratégicas para o sucesso da parceria.
Também vale investir em um serviço de buffet contratado e que mantenha os convidados servidos durante toda a festa, reunião ou cerimônia. Ao mudar de vinho, lembre-se de trocar a taça ou perguntar se o convidado assim o deseja!
Um serviço como o oferecido pela We Wine pode ser a solução ideal para a sua demanda.
Fundada em 2016, a We Wine tem a missão de ajudar a transformar comemorações em momentos inesquecíveis. Por meio da consultoria exclusiva de Embaixadores Wine do país, você seleciona a carta de vinhos de sua preferência e conta com vantagens exclusivas para um evento perfeito.
Os mais vendidos de cada tipo (e taça!)
Aprendeu tudo sobre o quanto de vinho você deve servir na taça de acordo com o tipo dela e o tipo do vinho?
Confira uma seleção dos vinhos mais vendidos na Wine, um de cada tipo, para você já garantir que a sua reunião será a melhor de todas.
Tinto: Bear Flag Red Blend 2018 – Feito a quatro mãos com a vinícola americana Bear Flag e os nossos Winehunters. Uma experiência especial e saborosa que celebra a República da Califórnia. Sirva até 1/3 da taça.
Branco: Villa do Mar Branco Atlântico – Exemplar português extremamente aromático, leve e fresco da vinícola Ravasqueira. Sirva até 1/3 da taça.
Espumante: Castillo Santa Barbara Moscato – Transmite a personalidade única de uma região de Castilla La Mancha, na Espanha. Sirva gelado a uma temperatura de serviço de 7º C e até 2/3 da taça.
Rosé: Parede Caiada Rosé – Um dos mais recentes sucessos da Wine, esse exemplar é feito de castas nativas selecionadas dos melhores vinhedos de Portugal, elaborado pela Encostas de Estremoz. Perfeito para os dias mais quentes.
Esses e outros vinhos selecionados estão disponíveis na loja Wine, que conta com preços especiais para quem faz parte do Clube Wine. Seja você também um Sócio!