Projeto Toro Loco
- 66 curtidas
- 2573 visualizações
- 0 comentários
O sucesso Toro Loco ainda tem muito a oferecer. Veja o que estamos preparando de novidade para essa linha.
O sucesso do vinho Toro Loco Tempranillo não é segredo para ninguém. Mas o que poucos sabem é que, da safra 2012 para frente, temos acompanhado bem de perto tudo que acontece na vinícola do produtor Benoit Calvet.
Há cerca de dois anos, trabalhamos junto com o Benoit na elaboração dos demais rótulos da linha Toro Loco, de acordo com as exigências do paladar brasileiro. Fizemos os Cavas Brut e Rosé, o branco e o rosé tranquilo e ainda opinamos na elaboração do Crianza e do Reserva.
Com o sucesso que esses vinhos fizeram aqui no Brasil e em outros países, fomos convidados para participar de mais um desafio da vinícola, a criação do Toro Loco Premium. Aceitamos o convite e iremos acompanhar o processo desde a seleção das uvas até o produto final, incluindo a escolha do nome e rótulo, que ainda não está definido.
O projeto está a todo vapor! Já estamos na fase de vinificação e o método escolhido para esse processo é bem antigo, feito em jarras de barro – chamadas de Tinaja – importadas da Itália. Na foto acima dá ver uma bem no canto.
Outra curiosidade interessante sobre esse vinho é que no meio do vinhedo em que suas uvas foram plantadas, há um sítio arqueológico com vestígios de pedras, onde uma antiga comunidade local fazia o vinho. Repare na foto, se parece mesmo com um tipo de lagar, local para amassar as uvas e retirar o mosto. Rústico e incrível!
Também já assinamos uma barrica do lote que está em teste. A próxima etapa é verificar o resultado e seguir para a última fase do produto. A previsão é que o exemplar esteja disponível somente em 2017, o que mostra que é um projeto ambicioso e de longo prazo. Para nós, uma experiência emocionante.
O Benoit Calvet (de camisa listrada na foto acima) é um francês de Bordeaux, de família tradicional no mundo dos vinhos, muito reconhecida na França. Diretor técnico do Conseil Interprofessionnel du Vin de Bordeaux (CIVB), esse homem visionário decidiu há 20 anos atrás apostar na Espanha, em Utiel-Requena.
Hoje, conta com o apoio do enólogo Diego Morcillo, que está à frente deste novo projeto. Claro que não poderia faltar uma foto com a equipe envolvida na elaboração deste vinho. Da esquerda para direita, o Diego, eu, Vicente e Benoit.
O vinho pronto
Toro Loco Barricas & Tinajas 2015 – Tinto de boa presença em boca, rico em aromas de frutas, chocolate, baunilha, coco, mentol e traços terrosos.
Santé a todos!