Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Diário do Winehunter

Projeto Terroirs do Mundo

22 Maio 2015
  • 848 visualizações
  • 2 comentários

Desta vez, o destino de nossos Winehunters foi a França. Mas a viagem foi diferente, pois eles tiveram a companhia dos Sommeliers Wine e aproveitaram para colocar em prática o Projeto Terroirs do Mundo. Saiba mais.

Por Manu Brandão

Há alguns anos, eu e o Vicente pensamos em ensinar sobre o mundo do vinho de uma maneira que reunisse estudo, campo e gastronomia, tudo de uma vez.

Conseguimos realizar a primeira parte do nosso projeto, no mês de maio, na França, com os Sommeliers Wine.

Foram 10 dias, 2.200 km rodados e 5 regiões vitivinícolas: Bordeaux, Bourgogne, Beaujolais, Rhône e Languedoc.

Confira abaixo alguns detalhes da nossa viagem, que se revelou uma grata e enriquecedora experiência.

Em Fronsac, degustamos vinhos de safras especiais nas longas e profundas caves subterrâneas do belo Château de La Rivière, foto acima.

Degustação no Château Lynch Bages

Em Bordeaux, fomos recebidos com degustações incríveis como essa, no Château Lynch Bages, no Pauillac.

Maison du Vin

Em Saint-Émilion, visitamos uma tanoaria, onde nos ensinaram sobre todo o processo de produção das barricas de carvalho.

Desde o manejo das florestas, passando pelos longos anos de preparação das madeiras e pelo cuidado minucioso de fabricação, que mistura técnicas artesanais com modernas.

Visitamos também uma exposição no Maison du Vin, como podem ver na foto acima, em que estamos sentindo aromas dos vinhos. Muito interessante!

Escola de Bordeaux

Finalizamos o tempo em Bordeaux, na École du Vin de Bordeux, com uma impressionante aula sobre os diferentes aromas dos vinhos.

Além disso, participamos de uma pesquisa da escola que visa catalogar as impressões aromáticas sentidas pelos diversos povos, objetivando tornar a linguagem do vinho mais universal.

Na foto, estamos com a Charlotte Calvet, diretora de Marketing da Benoit Valérie Calvet, produtora do sucesso de vendas no Brasil, o Toro Loco.

Dica de leitura:  Caminhos italianos

Sommeliers em Beaujolais

Em Beaujolais, degustamos vários Crus não tão conhecidos no nosso país, que revelaram características e tipicidade notáveis. Nessa foto, os Sommeliers estão em vinhedos da região.

Chateauneuf-du-Pape

Descemos as margens do Rhône, registrando os vinhedos pendurados nas pedras em socalcos, onde todo o manejo da videira é manual, devido ao relevo local. Para nós, ficou nítido o esforço para se elaborar vinhos em uma região tão difícil.

Em Châteauneuf-du-Pape, visitamos os vinhedos cultivados no inconfundível solo pedregoso, provamos todas as AOCs do Rhône e podemos comprovar a qualidade dos vinhos dessa região.

Durante nossa estadia, estavam ocorrendo escavações. Há suspeitas de que existem resquícios de outras ruínas, ainda mais antigas que o Palácio de Verão dos Papas. Na foto, uma arqueóloga trabalhando e o que sobrou do castelo.

Veja os depoimentos dos Sommeliers Wine sobre essa incrível viagem:

“Entender o trabalho de cada produtor, de cada região, nos faz enxergar como as pessoas entregam a vida para elaborar o melhor vinho no terroir onde estão inseridas. Estar ali tão próxima de tudo me ajudou a valorizar, ainda mais, a especificidade dos vinhos.

 Além da alegria e cumplicidade do Vicente e do Manu, alguns momentos e locais me impressionaram bastante. O clima da viagem foi muito positivo e nos uniu ainda mais. Sem dúvidas, foi uma experiência sensacional que levarei para sempre e passarei adiante.” 

Ana Cristina Fulgêncio – Sommelière Wine

Dica de leitura:  A bela região de Châteauneuf-du-Pape, no Vale do Rhône

“Essa experiência única realmente nos enriqueceu de conhecimento. Observar as variações de terroir, as cepas diferentes, a mão cuidadosa e o estilo de cada produtor demonstrou claramente que a mistura desses ingredientes nos entrega o que o vinho tem de mais interessante: a diversidade.

Voltei da França com muito mais respeito pelo trabalho dos produtores, por observar a dedicação com o vinhedo e com a elaboração dos vinhos.”

Lucas Cordeiro – Sommelier Wine

“A oportunidade de aprender sobre as regiões e todas as suas particularidades foi incrível. Voltei da França com muito mais amor e respeito pelo mundo do vinho. Uma garrafa de vinho não expressa apenas aromas e sabores, ela traz, na maioria das vezes, uma história familiar, a dedicação de diversas pessoas e muita regionalidade.

Tive o privilégio de degustar exemplares de diferentes denominações, entendendo melhor a influência do terroir. Vivenciar a gastronomia local, me hospedar em lugares históricos e conviver mais com a equipe, completaram essa experiência inesquecível.”

Nicole Batista – Sommelière Wine

“Uma experiência única, que me faltam palavras para explicar. A viagem, como um todo, foi um verdadeiro crescimento pessoal e profissional. Ver de perto a relação do Vicente e do Manu e, a deles com os produtores, me deu uma visão maior de como é a vida do Winehunter.

A experiência que tivemos sobre a cultura e a tradição do vinho foi fantástica! Fica aqui o meu obrigada ao excelente trabalho do Vicente e do Manu!”

Taimmy Rodrigues – Sommelière Wine

 

Escrito por: