Pães e vinhos: como harmonizar essa dupla
- 9 curtidas
- 616 visualizações
- 0 comentários
Confira dicas de como combinar aromas e sabores
Dois dos itens mais tradicionais da gastronomia, os pães e os vinhos são harmonizados há anos e anos.
Mas qual o melhor vinho para cada tipo de pão? Tire essa e outras dúvidas abaixo!
De onde veio essa harmonização
A harmonização de pães e vinhos é uma combinação antiga, que faz parte da humanidade desde a época de Jesus Cristo, representando o corpo e o sangue de Cristo.
Assim como a harmonização entre queijos e vinhos faz sucesso em todo o mundo, a combinação entre pães e vinhos também merece destaque especial, e é disso que vamos tratar por aqui.
A variedade dos sabores e dos aromas presentes tanto no vinho quanto nos pães pode tornar a tarefa mais trabalhosa do que parece, mas ainda assim prazerosa e repleta de descobertas.
É normal que os mais curiosos queiram fazer combinações variadas, que agradam a maioria dos gostos presentes em um momento de degustação, por exemplo, e é por isso que as preferências pessoais também devem ser levadas em conta nestes momentos.
Orientações gerais para quem quer harmonizar bons rótulos com pão
Para ajudar, vão aqui algumas orientações que podem facilitar o processo na hora de escolher o menu de pães e a carta de vinhos do dia ou da noite:
- Pães com sabor mais intenso vão combinar com vinhos igualmente estruturados, geralmente tintos mais robustos;
- Já pães delicados e com sabor mais suave podem ser acompanhados por vinhos leves e frescos, como os exemplares brancos;
- Vinhos mais ácidos são complicados de harmonizar com pães, principalmente por conta da textura da massa, mas sabemos que no mundo dos vinhos tudo é possível!
- Bem como em todo tipo de harmonização com vinho e outros pratos, é preciso ter atenção para que o paladar do vinho não se sobressaia ao do pão e vice-versa. A busca principal da harmonização é sempre o equilíbrio.
- Pães franceses como a tradicional baguete podem ir bem com vinhos elaborados a partir de uvas do mesmo país, como Pinot Grigio e Cabernet Sauvignon.
- As focaccias, de origem italiana, têm crosta crocante e interior macio, e geralmente são cobertas com sal grosso, azeite e alecrim. Para acompanhá-las, experimente um rosé, ou mesmo um vinho branco.
- Agora, se sua focaccia tiver carnes, como as preparadas com salame e bacon típicas da região norte e central da Itália, ou cozida junto com partes do porco como é feito na Bolonha, invista em vinhos tintos mais leves, jovens, frutados, frescos e com acidez mais alta.
- Pães doces com chocolate, frutas e toque açucarados combinam com vinhos licorosos como o vinho do Porto
- Existem opções de sanduíches que também vão muito bem à mesa com uma tacinha de vinho. Para fazer a combinação, vai depender do recheio escolhido para o lanche: queijos, embutidos, geleias… Deixe a imaginação levar seu paladar. Se os sanduíches forem com carne vermelha tipo rosbife, opte por um vinho tinto. Se trouxer patês mais leves ou frango, você pode variar entre vinhos brancos e rosés.
Sugestões dos especialistas Wine
Embora existam inúmeras sugestões de rótulos que podem render boas combinações, seu gosto pessoal vai definir qual a melhor delas.
Abaixo, seguem alguns vinhos selecionados pelos especialistas da equipe Wine.
São opções variadas de vinhos brancos, licorosos e tintos produzidos em diferentes lugares do mundo, para combinar com pães diversos. Escolha seu preferido e saúde!
Calyptra Vivendo Reserve D.O. Cachapoal Valley Rosé 2020
Mais uma sugestão que pode ir bem à mesa com pão, desta vez com sanduíche de peito de peru com outros acompanhamentos a gosto do seu paladar.
Um rosé chileno típico do Alto Cachapoal: jovem, frutado e refrescante, que agrada com facilidade e traz a versatilidade de ser apreciado sozinho ou harmonizado.
O blend entre as uvas Pinot Noir, Syrah e Sauvignon Blanc entrega aromas de morango, cereja, framboesa e flores.
O paladar é frutado, com acidez presente. Também vai bem com moqueca, torta de frango e quiche de legumes.
Um vinho intenso,saboroso, com envolvente buquê aromático e paladar elegante. Apresenta a excelente adaptação da Cabernet Franc no terroir argentino.
E aí, qual a sua combinação favorita de pães e vinhos? Quer aprender mais sobre harmonizações e outros assuntos relacionados aos vinhos?
Escute já o Wineverso Podcast, seu novo guia sobre rótulos, uvas e muito mais!