Mesa posta de Natal: dicas para organizar e melhores vinhos para servir
- 11 curtidas
- 1327 visualizações
- 0 comentários
O Natal inspira a reunião entre familiares e amigos em volta de uma mesa farta e vistosa. Mas você sabe o que não pode faltar? E quais os melhores vinhos para servir? Confira!
A época do fim do ano, principalmente, o Natal, é a preferida de muitos festeiros porque inspira as famílias a se reunirem no entorno de mesas recheadas de gostosuras e preparadas com todo o carinho do mundo pelos anfitriões.
Sabemos que nada melhor que celebrar a vida ao redor de uma mesa posta, farta, de preferência com um bom vinho para brindar com os amigos e familiares.
No entanto, para receber bem as pessoas com uma mesa caprichada é preciso ter atenção a diversos detalhes. Por isso, reunimos aqui algumas dicas para montar uma mesa posta de Natal impecável, sem deixar de lado os vinhos que vão bem com cada prato.
Dica de leitura: Graduação alcoólica: confira dicas de vinhos do menor para o maior teor alcoólico
Vale ressaltar que nem sempre uma mesa posta de Natal precisa ser composta por uma infinidade de itens. Muitas vezes, menos é mais e, de forma simples, dá para agradar a todos!
Mesa posta de Natal sem mistério
Primeiro, pense no formato da montagem e nos itens básicos que precisa para organizar a mesa da ceia natalina: pratos, copos e taças, talheres individuais e para servir, guardanapos, itens de decoração como jogo americano.
Na verdade, não há um checklist básico, mas algumas orientações podem guiar não apenas a montagem da mesa posta de Natal, mas também de outros jantares e almoços do dia a dia, que podem ganhar um toque especial a mais na arrumação. Confira:
- Lembre-se de separar os pratos fundos caso vá servir sopa, caldo ou massas com molho.
- O jogo americano para o lugar de cada conviva à mesa também é um cuidado que vale a pena ter, pois além de ajudar na decoração, pode evitar eventuais manchas na toalha.
- Arrume os talheres com o garfo ao lado esquerdo e a faca ao lado direito, com o fio sempre voltado ao prato.
- A colher a ser usada para a sobremesa pode ficar na horizontal, um pouco acima do prato.
- Taças e copos devem ficar sempre do lado direito da montagem, acima da faca,
- Os guardanapos podem ser simples, de papel, ou mais requintados, de tecido, com bordado ou estampa combinando com o restante das peças que compõem a mesa posta de Natal.
Anotou as dicas? Para uma mesa posta para uma refeição do dia a dia, evite ter trabalho e mantenha a decoração normal da mesa.
No entanto, para ocasiões especiais, vale a pena apostar em velas, vasos com flores e outras peças que alegram ainda mais a mesa, o ambiente e os convidados.
Dicas de vinhos para somarem à mesa posta de Natal
Para carnes brancas como aves (peru ou chester) e cortes de porco (como tender e lombo assado), opte pelos vinhos tintos mais leves, com menos taninos, como os feitos com uvas como a Pinot Noir.
Vinhos das uvas Merlot e Tempranillo também combinam, principalmente se tiverem pouca ou nenhuma passagem por barricas de carvalho para envelhecimento.
Para quem prefere rótulos brancos, um Chardonnay pode ser uma boa escolha!
Confira algumas dicas abaixo:
Edna Valley Pinot Noir 2018: um blend americano da Central Coast californiana para acompanhar os pratos de carne de porco que levam molhos agridoces, como tender, lombo ou mesmo pernil.
Atrevida Chardonnay 2019: elaborado com uvas cultivadas aos pés da Cordilheira dos Andes, este vinho branco une a elegância europeia a um toque latino picante. Uma boa pedida para acompanhar aves assadas com ervas e especiarias variadas no Natal.
San Valentín D.O. La Mancha Tempranillo 2019: a Tempranillo é explorada em sua versão mais autêntica neste vinho espanhol desenvolvido por Miguel Torres Carbó em homenagem à esposa, Margarita, em 1956. É uma alternativa para acompanhar cortes suínos com molhos de sabor acentuado, como barbecue.
Baron Philippe de Rothschild I.G.P Pays dOc Merlot 2019: elaborado no sul da França, esse exemplar é um Merlot com a elegância francesa. Com o amadurecimento em tanques de inox, o vinho apresenta aromas de frutas vermelhas, corpo médio e vai bem à mesa com mix de queijos, espaguete de pupunha ao molho de queijo.
Opções para saborear com carne vermelha
Os vinhos mais indicados para fazerem parte da mesa posta de Natal ao lado de pratos com carne vermelha são os tintos, de preferência os mais encorpados, mas tudo vai depender do preparo da carne.
Se for assada, cozida, churrasqueada, com molho ou sem, tudo isso vai influenciar na hora de escolher os melhores rótulos para as harmonizações da noite.
Dica de leitura: Uva Mourvèdre: descubra suas particularidades e vinhos imperdíveis
Uma sugestão é levar em conta a quantidade de gordura do corte escolhido para a mesa posta de Natal. Para as carnes mais magras, prefira os vinhos com médio corpo e tanino, como os exemplares de Pinot Noir.
Já para as carnes mais gordurosas, como costela, picanha e cupim, por exemplo, a dica dos especialistas é buscar um vinho que tenha características que possam acompanhar a untuosidade no paladar, com acidez mais acentuada.
Os rótulos elaborados a partir da Cabernet Sauvignon e da Carménère são os mais indicados.
Court Rollan Genus D.O. C. V. Cabernet Sauvignon 2017: um tinto chileno da região do Cachapoal, de presença marcante, paladar encorpado e complexidade intensa. Isso faz com que o rótulo seja um excelente acompanhamento para filé ao molho madeira, por exemplo.
Altivo Classic Cabernet Sauvignon 2020: se pensou em pratos como lagarto recheado e fraldinha assada, este vinho argentino é uma grande aposta. Frutado e com acidez agradável, vai bem com cortes bovinos em diferentes preparos.
Root: 1 Reserva Carménère 2019: um rótulo chileno premiado e com ótimo custo-benefício, com bom corpo e taninos macios. Sugerido para acompanhar miolo de alcatra assado na manteiga de ervas.
Escolheu bacalhau para a mesa posta? Vá de rosé!
O bacalhau é o queridinho de muitas famílias para a ceia de Natal e, embora seja bastante versátil na hora da harmonização, existem alguns rótulos mais indicados para deixarem a experiência gastronômica ainda melhor.
O rosé é uma dica certeira, por conta da acidez e do sabor frutado.
Maison Foucher Le Point du Jour A.O.C. Rosé dAnjou 2019: com aroma floral e notas de frutas vermelhas frescas como framboesa, cereja e morango, é um vinho indicado para acompanhar saladas de bacalhau preparadas de diversas formas.
LOstal I.G.P. Pays dOc Rosé 2019: um vinho francês feito com Grenache e Syrah em um dos terroirs de mais destaque da França, sugerido para ir à mesa com bacalhau em natas, ou pratos com bacalhau mais cremosos, em geral.
Vinho para sobremesas de Natal
As sobremesas não ficam de fora na hora de pensarmos nas harmonizações que fazem bonito na mesa posta de Natal.
Para os chocotones e panetones, aposte em um vinho Marsala. Já para valorizar o sabor das rabanadas, o melhor é escolher um espumante adocicado, à altura do pãozinho doce frito.
Marsala Vergine Soleras D.O.P.: com aromas amadeirados e nuances de frutas secas e especiarias, vai bem com panetone e com cheesecake, além de combinar com nozes e outras amêndoas comuns na mesa de Natal.
Espumante Dancing Flame Moscatel: um exemplar chileno alegre, fresco e delicado, que vai bem com panetone, com tortas e bolos e também com rabanadas.
Tirou todas as dúvidas sobre a mesa posta para jantares especiais, incluindo o Natal? Que tal aprender mais sobre harmonizações em um bate-papo descontraído entre nossos especialistas? Ouça já o Wineverso Podcast, seu novo guia pelo incrível mundo do vinho!