Imponentes e autênticos: conheça os rótulos chilenos Mas Andes
- 11 curtidas
- 1599 visualizações
- 0 comentários
Elaborados pela tradicional Baron Philippe de Rothschild Chile, os vinhos Mas Andes expressam as melhores características das uvas bordalesas cultivadas ao redor da Cordilheira dos Andes. Saiba mais!
Considerada uma das maiores formações rochosas do mundo, a Cordilheira dos Andes contorna o lado ocidental da América do Sul e é palco de uma extensa diversidade rochosa, de solos e climas, além, claro de uma grande diversidade étnica. Possui algumas das paisagens mais sensacionais do continente sul-americano, que inclui o deserto mais seco do mundo (Atacama), o maior lago em volume de água da América do Sul (Titicaca), o maior deserto de sal do mundo (Salar de Uyuni) e o pico mais alto do continente americano (Aconcágua).
No Chile, os vales à beira da Cordilheira são conhecidos pela fama de verdadeiros paraísos para o cultivo de diferentes variedades de uva. É de lá, mais precisamente da região do Valle del Maipo, que vêm os rótulos Baron Philippe de Rothschild Mas Andes.
Fundada em Bordeaux, na França, ainda durante a década de 1930, a vinícola Baron Philippe de Rothschild apostou no potencial chileno muito tempo depois, no final dos anos 1990, quando se estabeleceu também nos arredores de Santiago. Com muito estudo e pesquisa, os especialistas da vinícola atingiram um elevado nível nas vinhas do Chile com as variedades bordalesas, como Merlot, Cabernet Sauvignon, Cabernet Franc, entre outras.
Dica de leitura: Mais de 90 anos de vanguarda no RS: conheça a Vinícola Garibaldi
Traduzido de forma livre como “além dos Andes”, Mas Andes traz rótulos que concentram as qualidades do terroir chileno e as condições climáticas e geográficas ideais na melhor expressão aromática das castas utilizadas.
Com uma gestão ecológica responsável dos recursos hídricos, o mosaico de terroirs entrega vinhos caracterizados pela elegância na taça e no paladar, versáteis, bons para bons para momentos leves e descontraídos para protagonizar degustações mais elaboradas.
Entre os diferenciais da vinícola Baron Philippe de Rothschild Chile, é preciso destacar a qualidade na seleção de terras para manter o alto nível e a melhor expressão das cepas, o controle de maturidade para definir a melhor data para a colheita das uvas, e a vinificação de Bordeaux, que traz um estilo especial aos rótulos Mas Andes, com identidade chilena e potência bordalesa.
Divididos em três linhas, os exemplares Mas Andes têm como um dos principais objetivos mostrar aos enófilos, de forma progressiva, a graduação dos sabores das uvas chilenas. Ou seja, há opções de rótulos mais leves para o paladar; opções de vinhos de intensidade intermediária; e também vinhos mais potentes nos aromas e sabores. Conheça abaixo mais detalhes de cada linha:
1. Mas Andes
Fáceis de beber e acessíveis aos paladares iniciantes e veteranos, os vinhos desta linha expressam a elegância do terroir ensolarado de onde vêm.
Cada um dos rótulos desenvolve as notas típicas das variedades de uva, com alguns sabores frutados acentuados no paladar.
2. Mas Andes Reserva
O envelhecimento da madeira agrega complexidade aos aromas dos vinhos desta linha, envolvendo as notas frutadas e trazendo um toque sutil e requintado de especiarias, mocha e de avelãs torradas.
Com este amadurecimento, as castas utilizadas podem expressar suas melhores versões nas garrafas e taças.
Compromisso real com a sustentabilidade
Uma das maiores preocupações do grupo Baron Philippe de Rothschild em todas as suas operações é a integridade do terroir e dos trabalhadores. Por iniciativa voluntária, a vinícola implementou a filosofia do vinho sustentável, englobando três áreas de atuação: as vinhas; os processos que compõem a produção dos vinhos; e os trabalhadores da empresa.
Dica de leitura: Uva Mourvèdre: descubra suas particularidades e vinhos imperdíveis
A ideia principal é preservar o ecossistema em que os vinhedos estão inseridos e estimular a cultura da sustentabilidade entre toda a comunidade envolvida na produção dos rótulos. A Baron Philippe de Rothschild Chile ainda possui o certificado Global G.A.P., segue práticas veganas na cadeia de produção e está também equipada com painéis solares.
Conheça os rótulos à venda na Wine!
Baron Philippe de Rothschild Mas Andes Reserva Merlot 2018
A Merlot é uma das uvas que melhor se adaptaram ao terroir chileno, e é muito bem representada neste exemplar aromático e elegante. Um vinho do Novo Mundo com características que lembram a versão francesa da Merlot.
Um vinho com breve passagem por barrica e potencial de guarda de até quatro anos, tem notas olfativas de frutas negras, além de um leve tostado. A temperatura ideal de serviço deste exemplar que tem bom corpo, acidez equilibrada e final frutado é 15°C.
Em uma degustação, pode fazer parte do menu ao lado de pratos como frango assado com batatas, pizza de calabresa, iscas de filé, mix de queijos, e bisteca de porco acebolada.
Baron Philippe de Rothschild Mas Andes Reserva Chardonnay 2020
Mais destacada entre as uvas brancas, é a Chardonnay que dá vida a este rótulo de corpo leve e frescor notável, bem indicado para brindar momentos especiais e para estrelar harmonizações com pratos igualmente leves.
Elaborado seguindo as práticas veganas, como todos os rótulos da linha, traz a essência francesa no DNA, e é amadurecido em tanques de inox. Tem potencial de guarda de até quatro anos. Os aromas lembram frutas cítricas e frutas tropicais, como abacaxi e manga. Com boa acidez e final persistente na boca, tem temperatura de serviço indicada de 9 °C.
É um bom vinho para acompanhar pratos com lagosta e outros frutos do mar, como mariscos. Também combina com berinjela grelhada, queijo de cabra e com frango assado com ervas.
Baron Philippe de Rothschild Mas Andes Reserva Cabernet Sauvignon 2019
Elaborado com uma das uvas mais requisitadas pelos brasileiros, a Cabernet Sauvignon, este rótulo é conhecido entre os apreciadores por ser fácil de beber, com leveza no paladar e perfil frutado.
Tem breve passagem por barricas, para amadurecimento, e seu potencial de guarda é de até quatro anos.
Com visual rubi, é um vinho com aromas que remetem a frutas vermelhas, frutas negras, ervas e especiarias como pimenta do reino. No paladar, tem médio corpo, taninos presentes, e boa acidez. É indicado para ir à taça a uma temperatura de 16 °C, depois de decantar por pelo menos dez minutos.
Vai muito bem com pratos como bife à milanesa, copa lombo, fraldinha com farofa, berinjela à parmegiana, queijo Gouda, e torta de calabresa.
Ficou curioso ou curiosa para experimentar os rótulos Mas Andes? Conheça também mais detalhes sobre os vinhos chilenos da linha Mosaiko, cheios de sabor, criatividade e inovação! Saúde!