Harmonizações simples para uma Páscoa em casa
- 73 curtidas
- 6525 visualizações
- 6 comentários
Sem ideias do que fazer para o almoço de Páscoa? Trouxemos algumas dicas de pratos e vinhos à altura. Confira!
Procurando ideias para um delicioso almoço de Páscoa? Confira nossas sugestões de pratos e vinhos perfeitos para a ocasião!
A Páscoa é um momento especial para celebrar e reunir a família e os amigos em torno da mesa. E nada melhor do que acompanhar essa celebração com um bom vinho, certo?
As regras para harmonização de Páscoa são simples e eficazes: pratos leves combinam com vinhos leves; pratos ácidos pedem vinhos frescos e leves; e pratos gordurosos e untuosos exigem vinhos com taninos potentes e alta acidez. Quer acertar no domingo de Páscoa?
Confira nossas dicas de harmonização de pratos e vinhos para um almoço perfeito!
Harmonização de vinhos com pratos de Páscoa: dicas para carne, peixe e massas
Seja qual for a sua opção de cardápio, sempre terá um vinho que combine com ele!
Carne de porco, camarão e lagosta vão bem, por exemplo, com vinho rosé; carne branca ou massas ao molho branco, com vinho branco; e carne vermelha ou massas de molho vermelho, com tintos.
Aqui, é preciso atenção quanto à intensidade do prato e do vinho, que devem estar sempre em harmonia.
Para pratos menos gordurosos, um exemplar mais leve, e para os untuosos, vinhos mais estruturados.
Por exemplo, supondo que você resolva fazer um risoto de camarão para o almoço de Páscoa. Ele, portanto, harmonizará bem com um rosé mais encorpado, como os sugeridos pelos especialistas Wine abaixo.
Partridge Flying Malbec Rosé 2023
Elaborado com a argentina e emblemática Malbec vinificada em rosé, este é um exemplar leve, aromático, frutado e muito refrescante.
Esteban Martín D.O. Cariñena Garnacha Rosado 2023
Vegano, este é um rosé que encanta com seus aromas de frutas vermelhas e flores. Refrescante, jovem, leve e frutado, harmoniza não só com o risoto, como também com camarões na manteiga.
Harmonização com frutos do mar e espumantes
A Páscoa pode ser uma excelente oportunidade para colocar em prática um clássico: a combinação de frutos do mar com espumantes.
Se essa for a sua pedida para o feriado, vale ficar de olho nessas dicas:
Elaborado com duas uvas tintas emblemáticas da Espanha, Tempranillo e Bobal, este exemplar garante frescor, leveza e versatilidade. É jovem, leve, frutado, macio, caindo muito bem também com salmão defumado e arroz de mariscos.
Espumante Veuve D`Argent Blanc De Blancs Brut
Com notas de frutas brancas como pêra e maçã, possui também, em seu aroma, delicadas notas de amêndoas, nozes e minerais. No paladar é leve e com boa acidez.
Bacalhau e vinhos brancos: dicas de harmonização
A maioria das receitas com bacalhau combinam com um bom vinho branco, bem como com espumantes.
Aqui, no Winepedia, você encontra um conteúdo sobre as clássicas receitas de bacalhau. São elas: salada de folhas com bacalhau, bacalhoada e bolinho de bacalhau.
No entanto, outros pratos que levam o peixe também harmonizam com os rótulos brancos, como esses que separamos especialmente para este post.
Partridge Flying Chardonnay 2023
Elaborado com a Chardonnay, considerada a rainha das uvas brancas, este exemplar encanta com sua leveza, volume e estrutura. Apresenta notas de frutas tropicais, frutas brancas, leve amadeirado e mel.
Alfacinha Regional Lisboa Branco 2022
Um exemplar aromático, frutado, leve e muito refrescante, nasceu com a essência portuguesa e cheio de histórias. Na boca, é também jovem, equilibrado, com boa acidez e final agradável.
Harmonização de carne de coelho com vinhos tintos: sugestões para a Páscoa
Vinhos de aromas e sabores mais complexos vão bem com carne de caça. Nessa harmonização, destacam-se notas de couro, incenso, tabaco, castanhas, que se complementam muito bem com carne de javali, coelho, cordeiro e faisão.
Caso você resolva fazer a carne de coelho, por exemplo, uma figura clássica dessa época do ano, vale harmonizá-la com um bom tinto, como os abaixo.
Vinha das Termas Reserva D.O.C Bairrada 2020
Português, este rótulo conta com aromas de frutas vermelhas e negras, com toques florais e defumados. No paladar, mostra acidez média, com taninos redondos e saborosa persistência. Perfeito também para um saboroso leitão assado!
Com notas de ameixa negra, cereja negra, floral, e leve amadeirado, o exemplar, na boca, conta com médio corpo, boa acidez, taninos presentes e frutas maduras. Muito bom, ainda, com uma deliciosa costela ao forno.
Preparada(o) para o melhor almoço de Páscoa de toda a sua vida?
Para complementar o momento de total imersão no universo do vinho, só falta, enquanto você e sua família fazem a refeição, escutar o Wineverso Podcast. Confira a lista de todos os episódios já lançados!