Série Harmonizações Brasileiras – Espírito Santo
- 65 curtidas
- 4196 visualizações
- 0 comentários
O estado-sede da Wine é o tema da série de harmonizações com comida brasileiras da vez. Confira a delícia do mês.
A gastronomia capixaba é uma grande mistura de culturas, com influência dos índios, dos africanos e dos colonizadores europeus. Essa herança, aliada à tradição pesqueira, deu origem a pratos encontrados exclusivamente no estado, como a torta capixaba, por exemplo. Nessa gostosura, muito comum na Páscoa, são usados diversos frutos do mar, como siri desfiado, camarão, ostra e sururu, além de bacalhau e palmito.
Rica e eclética, a culinária do estado traz uma variedade enorme de opções. Dos imigrantes italianos, foram herdadas as massas como o minestroni, o capeletti e o tortei, o risoto e a polenta. Dos alemães, o chucrute. A culinária sírio-libanesa também exerceu influência, através do arroz com lentilhas, o tabule e o quibe.
Os doces também variam bastante, destacando-se banana-da-terra com açúcar e canela, bolo de mandioca, bolo de fubá, biju de tapioca e doces em compota.
As panelas de barro são um importante elemento da cultura popular do estado. Por todo local, o prato mais típico de lá, a moqueca, é feito nesse tipo de panela. Desde a sua origem – nas tribos indígenas que habitaram o litoral do Estado – até os dias de hoje, a técnica de sua confecção e a estrutura social das artesãs pouco mudou.
A moqueca capixaba, aliás, é a nossa dica de harmonização. Menos condimentada e mais leve que a baiana, esse prato é delicioso e tem tudo a ver com o verão. Para harmonizar, devido à untuosidade desse prato, bom com a textura cremosa do pirão, um branco de bom frescor é o mais indicado, porém, um rosé bem refrescante ou um tinto leve, com pouco tanino, também são uma ótima opção.
Vinho Fortant de France Terroir Littoral Grenache Rosé 2015 – Um rosé com aromas de frutas vermelhas frescas, com notas herbais e nuance floral.
Vinho Solar das Bouças Alvarinho Vinho Verde 2014 – Branco com aromas de frutas cítricas e frutas brancas frescas, como pera, maçã verde e melão.
Vinho Root: 1 Pinot Noir 2015 – Fresco, com corpo leve e taninos discretos, esse Pinot Noir possui aroma de morango, cereja, framboesa, notas de especiarias e baunilha.