Série Harmonizações Brasileiras – Amazonas
- 83 curtidas
- 5348 visualizações
- 4 comentários
Para iniciar a nossa nova série de harmonizações com pratos brasileiros, sugerimos vinhos saborosos que combinam com uma comida típica do Amazonas. Confira.
A culinária do estado do Amazonas é considerada exótica e de raiz, com uma tipicidade muito marcante. Essa gastronomia é composta por muitos ingredientes nativos e possui uma grande influência indígena, sendo raras as interferências portuguesas e africanas. Aqui, os peixes e os frutos do mar da água doce possuem lugar central e cativo à mesa.
Peixe típico amazonense, o Jaraqui, além de delicioso, é o personagem do ditado mais popular da região. Os manauaras dizem que “quem come jaraqui, não sai daqui”, referindo-se a Manaus. Eles garantem que é amor à primeira garfada.
Entre as receitas típicas, figuram o pato no Tucupi, Tacacá, Costela de Tambaqui e Banana chips.
Outro peixe de grande fama é o Pirarucu, que vive em águas doces e pode chegar a 3 metros de comprimento e 200 kg. Ele integra várias receitas e, entre elas, uma das mais clássicas: a versão amazonense da bacalhoada, o Pirarucu de Casaca, em que o peixe é salgado e seco, servido com uma farinha de mandioca mais grossa, leite de coco e banana pacovã, uma espécie semelhante à banana da terra, mas menos doce.
Vale muito a pena experimentar essa iguaria típica do norte do Brasil. Para harmonizar, vinhos frescos e frutados, mas com estrutura:
Vinho Prova Régia Reserva DOC Bucelas 2014 – Produzido a partir de uvas selecionadas, esse exemplar apresenta aromas de frutas tropicais com notas de mineralidade e muito frescor.
Vinho JP Azeitão Tinto 2015 – Tinto com aromas de frutas vermelhas e delicadas notas de especiarias, que no paladar, mostra-se frutado com taninos delicados e boa acidez.
Vinho Canepa Reserva Famiglia Chardonnay 2015 – Com traços minerais, esse branco é frutado, equilibrado, fresco e possui notas de baunilha provenientes da barrica de carvalho.