Festa junina e vinho
- 262 curtidas
- 19672 visualizações
- 0 comentários
No mês dos festejos à beira da fogueira, listamos os pratos típicos de uma boa festa junina com dicas de vinho para harmonizar com cada um.
Festa junina combina com vinho? É claro que sim. Afinal, não tem bebida mais festiva para acompanhar o ritmo animado e a variedade de sabores que surgem às mesas neste mês. Dá uma olhada nas nossas dicas e divirta-se!
O clássico cuscuz costuma conter carne e vegetais, como ervilhas e palmito, ovos e massa à base de farinha de milho. Alguns são até picantes. Uma boa solução é harmonizar com vinhos brancos e rosés, como o Canepa Reserva Famiglia Chardonnay 2016 e o Carpineto Dogajolo I.G.T. Toscano Rosato 2016.
Já para o conhecido caldo verde, feito com linguiça e couve, a harmonização ideal é feita com tintos deliciosos. Duas boas pedidas são o Vila Vita Tinto 2015 e o Canepa Reserva Famiglia Carménère 2016.
Para acompanhar uma pamonha salgada recheada, você pode optar por um espumante ou um tinto leve, como o Espumante Veuve D`Argent Blanc De Blancs Brut e o Corello D.O.C. Salice Salentino 2016.
Agora, com o indispensável pé-de-moleque, simples e delicioso, feito apenas com amendoins e rapadura, os pares perfeitos são um belo vinho do Porto, como o Porto Burmester Ruby, ou um de sobremesa, como o Viñedo De Los Vientos Alcyone Tannat Dessert Wine. Sem dúvidas, uma excelente surpresa para o seu paladar.
Mas, se a ideia da sua festa junina é convidar os amigos e servir uma mesa farta de pratos, tanto salgados como doces, faça opção por acompanhá-los com um espumante mais neutro, que não tenha o adocicado perceptível do demi-sec e nem seja tão seco quanto um brut ou até mesmo um tinto meio seco. Nossas dicas são o Espumante Fantinel D.O.C. Prosecco Extra Dry e o Nederburg 56 Hundred Merlot 2016. Anarriê!
Colaboração técnica: Taimmy Rodrigues