Hambúrguer + vinho = combinação perfeita
- 14 curtidas
- 5642 visualizações
- 0 comentários
Prepare-se: 28 de maio é Dia Mundial do Hambúrguer e este é um ótimo motivo para harmonizá-lo com o seu rótulo favorito
Não é preciso ter motivos para comer um delicioso hambúrguer. Ele, por si só, já é motivo suficiente. Mas quando a refeição acontece para celebrar alguma coisa – data, felicidade, conquista – fica ainda mais gostosa, não é mesmo?
Então vamos unir o útil ao agradável e pensar no dia 28 de maio. Nesta data é comemorado o Dia Mundial do Hambúrguer, uma das carnes mais famosas do mundo e que se imagina ter sido criada na cidade alemã de Hamburgo.
De uns tempos para cá, ele tem ganhado a atenção de chefs, ganhando diversas versões e sendo um dos maiores alvos da chamada gourmetização. Mas muito se associam essas receitas à cerveja, e este ano, resolvemos investir em uma harmonização que dá jogo: a entre o hambúrguer e o vinho.
Selecionamos quatro sugestões de receitas que vão muito bem com alguns dos nossos rótulos. E seja qual for o dia, celebre essa combinação cheia de sabor.
Como harmonizar hambúrguer e vinho
COMBINAÇÃO 1)
CASEIRO
Pão, queijo cheddar, carne, bacon
O peso da carne e do bacon pedem por um vinho tinto com médio corpo a encorpado, boa acidez para limpar o paladar da gordura e se o vinho passar por barrica melhor ainda. As notas da madeira combinam com o defumado do bacon.
Vinhos recomendados:
Pérez Cruz GSM D.O. Valle del Maipo Andes 2016
Marianne Selena Blend 2015
COMBINAÇÃO 2)
FIT
Hambúrguer de frango, salada, queijo branco
A leveza do hambúrguer, do queijo e da salada combinam bem com vinhos também leves. Boas opções são os rosés e os brancos jovens e também espumantes Brut sem longo amadurecimento. Dessa forma nem o prato, nem o vinho irá se sobrepor frente ao outro.
Vinhos recomendados:
Toro Loco D.O.P. Utiel-Requena Branco 2017
Carpineto Dogajolo Rosato 2017
COMBINAÇÃO 3)
VEGANO
Hambúrguer de shitake, maionese de castanha de caju e salada
O shitake dá um certo peso ao hambúrguer vegetariano e destaca as notas terrosas também presentes nesse cogumelo. Um tinto com boa acidez, notas terrosas e frutado é uma boa opção para formar uma boa harmonização.
Vinhos recomendados:
Root 1 Casablanca Valley Pinot Noir 2017
Fantinel Borgo Tesis D.O.C. Grave Cabernet Sauvignon 2016
COMBINAÇÃO 4)
GOURMET
Hambúrguer Angus, queijo gorgonzola, cebola caramelizada, maionese de ervas.
O doce da cebola caramelizada e o salgado do gorgonzola equilibram bem nesse hambúrguer. Vinho tinto com boa estrutura, fresco e taninos presentes formará um belo par com esse hambúrguer gourmet. Espumante com boa acidez e médio corpo também é uma opção. A acidez é perfeita para limpar a gordura no paladar deixada pelo prato.
Vinhos recomendados:
Espumante Zeta D.O. Cava Extra Brut
Vik A 2014