Abrir Menu Fechar Menu Abrir Campo de Pesquisa Fechar Search
Curiosidades

Guia de Vinhos Descorchados

15 abril 2019
  • 10079 visualizações
  • 0 comentários

O maior guia mundial de vinhos sul-americanos chega à sua edição de número 21. Conheça mais sobre ele!

Um dos grandes nomes de pontuação de vinhos do mundo, o Guia Descorchados, a maior referência mundial em rótulos sul-americanos, acaba de chegar à sua edição de número 21. Nesta edição de 2019 foram mais de 3.000 vinhos degustados de mais de 150 vinícolas argentinas, 190 chilenas, 30 vinícolas uruguaias e 40 brasileiras.

Segue um pouco de história: Em 1999, quando no Chile se falava do boom das exportações de vinhos, e a Argentina se preparava para seguir no mesmo rumo, era lançada a primeira edição do Guia Descorchados. Com apenas vinhos chilenos, foi idealizado e organizado pelo jornalista, escritor e crítico de vinhos Patricio Tapia.

Figura de grande respeito no mundo do vinho, Patricio formou-se em jornalismo pela Universidade do Chile. Em seguida, diplomou-se em Degustação e Enologia pela Faculdade de Enologia da Universidade de Bordeaux, na França.

Dica de leitura:  Vinho tem glúten?

A partir dessas formações iniciais, ele construiu sua carreira e notoriedade visitando diversas regiões vinícolas mundo afora e colaborando com diversos veículos internacionais de divulgação de vinhos, como a Wine & Spirits Magazine e Decanter Magazine. No Chile, é colunista do periódico El Mercurio, e na Argentina contribui desde 2004 com o canal de televisão por assinatura El Gourmet. Além disso, ele publicou vários livros ao longo do seu caminho profissional.

Passados 21 anos do seu lançamento, o Guia Descorchados é publicado em espanhol, português e inglês (em inglês, desde 2016). Cobre vinhos do Chile, Argentina, Brasil e Uruguai. Repleto de informações, comenta as regiões, vinícolas e vinhos degustados, que são avaliados com pontuações.

Pontuações do Guia Descorchados

80 a 85 pontos

Vinhos simples, para todos os dias.

86 a 90 pontos

Exemplares mais complexos, mas também adequados para o consumo diário, podendo configurar excelente opção quando os preços são razoáveis.

Dica de leitura:  Parras: vinhos portugueses com excelência sem fronteiras

91 a 95 pontos

Vinhos excelentes que devem ser apreciados, independente do preço.

96 a 100 pontos

Vinhos que se aproximam da perfeição.

O famoso guia chega a mais de mil páginas na edição atual, com mais de 3 mil vinhos degustados, oriundos de 180 vinícolas argentinas, 220 chilenas, 30 uruguaias e 39 brasileiras. Uma obra essencial para quem deseja conhecer a fundo e manter-se atualizado sobre os exemplares do nosso continente. Aproveite!

Escrito por: Wine